Cancro da Próstata- Novo Tratamento - Apresentação clínica

O cancro da próstata é o mais frequente na Europa em homens com mais de 70 anos de idade e nos EUA é o mais frequentemente diagnosticado depois do cancro da pele. É a 2ª causa de mortalidade por cancro depois do pulmão com um risco de vida de 15.9%.

São diagnosticados mais de 200.000 novos casos por ano nos EUA, sendo afetado um em cada seis homens. Estudos de autópsia mostram uma incidência de 33% entre os 40 e 60 anos. A incidência do cancro aumenta com a idade, compreendendo 75% em homens com mais de 85 anos. Contudo o PSA com valores abaixo exclui cancro da prostata. O cancro da prostata pode existir mesmo com valor de PSA inferior a 2.

 

 

O cancro da próstata pode não estar associado a quaisquer sintomas. Contudo, pode manifestar-se por sintomas urinários devido a hiperplasia benigna da próstata associada. Com o fim de o diagnosticar precocemente, deve determinar-se anualmente o PSA. Os doentes com PSA acima de 4 ou com subida súbita devem ser estudados sob o ponto de vista clinico. Contudo o cancro da prostata pode existir mesmo com PSA inferior a 2.

Partilhe este conteúdo

Deixe o seu comentário: