Embolização - Conclusão

A angioplastia e ou a colocação de stent das VA e das VJI é uma técnica minimamente invasiva, realizada por via endovascular e, na maioria dos casos, sem complicações graves. Permite melhorar o fluxo venoso cerebro-espinhal e observa-se alguma melhoria sintomática inicial na maioria dos pacientes. Por ser uma investigação, por enquanto empírica, não pode dar-se qualquer garantia de melhoria após o tratamento. Actualmente, existem ainda muitas dúvidas quanto à relação da CCSVI com a esclerose múltipla e quanto aos resultados do tratamento das estenoses. Por isso é muito importante o acompanhamento médico após a investigação para que os resultados a médio e longo termo possam ser avaliados, por serem ainda desconhecidos.

É realizada por via percutânea sob anestesia local, com hospitalização de apenas um dia, adequada à rápida convalescença verificada nos nossos doentes tratados.

Como em qualquer outro tratamento endovascular, é importante realizar-se uma selecção dos doentes e uma avaliação prévia antes do tratamento e periódica após o mesmo.

Partilhe este conteúdo

Comentários: 1

  1. Urgel José Henriques dos Santos says:

    Fantastica descoberta!

    Ja dei conhecimento a um colega meu que se encontra nos Estados Unidos, para fazer uma consulta ao Professor Martins Pisco. Ele vai contactar brevemente.

    Parabens

    Urgel Santos

Deixe o seu comentário: