Fibromiomas - Equipa do Hospital Saint Louis

“O útero não é um órgão vital, mas é vital para a vida da mulher, porque é a parte do corpo que representa a feminilidade”

Michèle Lachowsky.

O Hospital Saint Louis em Lisboa, tem ao seu serviço uma experiente e prestigiada equipa médica e técnica liderada pelo Professor Martins Pisco, aliás, pioneiro e com grande experiência em técnicas de intervenção. Dispõe de moderna tecnologia e num ambiente reservado e de grande conforto disponibiliza aos seus utentes tratamento de várias patologias do foro genital nomeadamente de fibromiomas ou miomas uterinos e hiperplasia benigna da próstata por embolização, varizes vaginais e varicocelo no homem por escleroterapia.

O Professor João Martins Pisco, radiologista, especialista em Radiologia de Intervenção, pioneiro no País, nas técnicas de intervenção, nomeadamente de embolização, que introduziu em 1980. A equipa é constituída por mais 3 radiologistas de intervenção a Dra. Marisa Duarte,  o Dr. Tiago Bilhim e o Dr. Hugo Rui Tinto.  A equipa tem apoio clínico dos seguintes ginecologistas: Prof. Dr. Antonio Pereira Coelho, Dr. Carlos Barros, Dra. Celeste Cunha, Dr. Fernando Cirurgião, Dra. Isabel Cabral, Prof. Jorge Branco, Dr. Luís Barroco, Dra. Lurdes Garrido, Dra. Maria Clara Bicho, Dra. Maria Fernanda Sá Correia, Dra. Mª Helena Brigue, Dra. Maria de Lurdes Gomes, Dr. Ricardo Mira, entre outros.

Partilhe este conteúdo

Comentários: 47

  1. Eva Silveira says:

    Dr. Pisco, chamo-me Eva Silveira e tenho 29 anos e não tenho filhos, desde o ano passado que detectei um mioma uterino com cerca de 11cm e aconselharam-me cirurgia. O certo é que estou muito receosa de ter que sofrer uma histrectomia uma vez que tenho o sonho de ser mãe. Obrigado pela atenção.

  2. Boaventura Nogueira says:

    Exmo Senhor Professor João Marins Pisco

    Tenho 78 anos e sofro de bronquite asmática crónica.
    Tenho Hiperplasia Benigna da Prósta com um volume de 50%
    Tomo diariamente à cerca de um ano FINASTERIDA Impruve 5mg, recitado por Médico Urologista. Melhorou substancialmente a retenção da Urina.

    É aconselhável com a minha idade operar pelo seu método?

    Atenciosamente
    Boaventura Nogueira
    Telem.917244982
    Torres Vedras

  3. Carla says:

    Bom dia
    Tenho 30 anos, tenho 3 mimosa. 2 nos ovarios e 1 dentro do Utero todos com vascularizacao. Quero ten tar a embolizacao. Tenho seguro da advancecare. Neste moment estou em Angola a trabalhar. Como posse mar car consult a?

  4. José Lázaro says:

    Senhor professor, à cerca de 6 anos comecei a sentir dificuldade em urinar, urinava pequenas quantidade mas muitas vezes, fui a uma consulta de urologia, foram feitos alguns exames o médico disse-me que necessitava fazer uma cirurgia RTU porque sofria de HBP, foi feita uma raspagem à próstata fiquei melhor mas ao fim de 4 anos tudo voltou inclusivo com retenção urinária, a conselho do médico fiz nova RTU, andei algum tempo um pouco melhor mas não se resolveu a situação, fazia PSAs com valores variados entre 3 e 5, continuava a ter problemas a urinar muitas vezes pouca quant e grande pressão. Consultei um novo urologista que me mandou uma biopsia foi detectado um tumor embora numa fase inicial, 13 fragmentos 1 deles com 5% de malignidade, a conselho do novo urologista não se fazia nada e ia-se acompanhado com psa 6X6 meses tomando um comprimido AVODART todos os dias nos 1ºs 6 meses o valor do psa era 2,1 durante esses 6 meses andei bem fiz novo psa 3,2 no momento tenho os mesmos sintomas que sempre tive embora com alguns espaços onde me sinto melhor.
    Tomei conhecimento que o Sr. Professor tem um novo tratamento e que tem resultado no caso HBP, para o meu caso gostava saber se resultaria.
    Com os meus respeitosos cumprimentos
    José Lázaro

  5. elizabetep says:

    Exma. Sra.

    Pode marcar consulta pelo nº 21.3216500/57.

    Obrigado

  6. Sonia says:

    Bom dia doutor,
    Estou com uma situação que tem me incomodado muito…se possível,peço que me responda…

    Tenho um mioma situado no lado direito já bem aproximado da frente do útero,medindo 4.3 x4.0cm,meu útero cresceu,mede 263cm.Recebi a informação que não devo ingravidar devido ao crescimento do útero,isto atrapalha doutor?

    Seria o caso de tentar tirar primeiro?

    Att;

    Sonia

  7. Anabela Guerra says:

    Bom dia,

    Tenho um fibromioma com 6cm e fui informada pelo meu ginecologista da prática da embolização efectuada pelo Dr. Pisco. Gostaria de saber quais os custos desta intervenção e se o Hospital tem acordo com o SNC ou com a Seguradora Atlanticare.

    Muito obrigado

    Anabela Guerra

  8. Maria João Sobral says:

    Prof. Martins Pisco

    Esta tecnologia poderá vir a ter aplicação nos casos de ENDOMETRIOSE nos ovários?
    Felicito-o pela dedicação e trabalho desenvolvido.
    Maria João

  9. carlos oliveira says:

    ex.mo sr. prof.Martins Pisco, sou um doente com h.b.p. e ando, por conselho médico a tomar dois medicamentos.Tansulosina, e dutasterida duagene . Mas infelizmente, não sinto qualquer melhoria no meu problema, com consequencias muito danosas para a minha qualidade de vida.Dificuldade na micção, com muita dor, levanto-me várias vezes durante a noite para urinar, e nunca fico satisfeito. Bebia cerca de dois litros de água por dia,por aconselhamento médico, porque tenho bronquite asmática crónica. Tive que deixar deo fazer, porque tinha muito mais dores quando urinava.Tenho 66 anos, e não sei o que hei-de fazer. O urulogista deu-me alta, mas advertindo-me que teria de tomar sempre os medicamentos.Não me poderia ajudar, com a sua técnica, sr, Professor? muito obrigado, e bem haja por tudo o que tem feito para minimizar os problemas das pessoas.

  10. elizabetep says:

    Exmo. Senhor,
    Qualquer questão deverá enviar um e-mail para jpisco@hslouis.pt mailto:jpisco@hslouis.pt
    Cumprimentos,

  11. ODORICO CINTRA says:

    Solicitamos se possivel , nos informar nomes, endereços de alguns medicos BRASILEIROS que receberam treinamentos com o Prof.Martins Piscono Hospital Saint Louis – Lisboa – Portugal.
    Agradecemos, Atenciosamente
    OCintra

  12. Luzia F says:

    Dr

    Tenho um mioma uterino gostava de emboliza-lo. Tenho tres filhos e nao gostava de ter mais. No entanto nao quero arrancar o utero e os ovarios forcando-me a menopausa. Gostaria saber se e’ possivel a emobilizacao junto com o uso de anticoncepcionais.

  13. Antonio de Almeida Damas says:

    Eu tenho 70 anos e já perto dos 71 e tenho a prostata já
    uns anos tenho feito todos os anális e julgo estar tudo bem mas é muito aburrecido ter que vir diverças vezes de noite á casa de banho gostaria de saber quais os exames a
    pedir á minha médica para levar para ter uma consulta com
    o sr.º Martins Pisco e saber o tempo de espera para tal

  14. Antonio de Almeida Damas says:

    Eu tenho 70 anos e já perto dos 71 e tenho a prostata já
    uns anos tenho feito todos os anális e julgo estar tudo bem mas é muito aburrecido ter que vir diverças vezes de noite á casa de banho gostaria de saber quais os exames a
    pedir á minha médica para levar para ter uma consulta com
    o sr.º Martins Pisco e saber o tempo de espera

  15. Joana Teresa da Costa says:

    preciso urgente consultar o sr martins pisco tenho miomas

  16. Bruno Aguiar says:

    Caro dr.° Martins Pisco
    Tenho 36 anos e infelizmente já padeço de HBP desde os 32 anos. Na 1.° vez que fiz o exame trans-rectal, a minha próstata tinha 28 gramas, um ano depois, felizmente para mim e após tratamento com alfazusina, minha próstata diminuído para 22 gramas, pouco mais de um ano depois, voltou aumentar para 25 gramas, neste momento sinto que tem aumentado cada vez mais derivado a` pressão que exerce sobre a minha bexiga e recto. Pergunto, o seu tratamento pode me ajudar?

    Cumprimentos

    Bruno Aguiar

  17. luiz berto do nascimento says:

    Caro Dr. Martins pisco, fui diagnosticado Hiperplasia Benígna Prostática em 2006, hoje conto com 50 anos, e gostaria de ter mais detalhes desta técnica, bem como ter noção de custos dessa cirurgia. ( Goiânia Goiás, Brasil).saudações.

  18. elizabetep says:

    O ideal é marcar uma consulta para uma avaliação do seu caso através de alguns exames.

  19. elizabetep says:

    Deve marcar uma consulta pelo numero 213216557

  20. elizabetep says:

    EMBOLIZAÇÃO
    A embolização das artérias prostáticas (EAP) no Tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) é uma nova aplicação de uma tecnologia já muito conhecida e usada em Medicina, sob investigação em vários procedimentos e especialidades médicas. Efectivamente a embolização efectua-se com sucesso há quase meio século, nós próprios realizamo-la há mais de 35 anos em vários procedimentos e especialidades médicas. Os materiais utilizados são catéteres, guias e as partículas de polivinil álcool (PVA). É uma técnica minimamente invasiva que permite o alívio dos sintomas das vias urinárias nos doentes com HBP, que é realizada no Hospital de S. Louis, com bons resultados preliminares.

    O seu objectivo é interromper parcialmente a circulação sanguínea que irriga a próstata, permitindo um alivio da sintomatologia das vias urinárias inferiores associada à HBP, bem como uma redução no volume da próstata.
    A equipa de Radiologia de Intervenção do Hospital Saint Louis, depois de ter efectuado a embolização com sucesso, em mais de 1400 pacientes com fibromiomas uterinos, está agora a realizar a embolização na hiperplasia benigna da próstata. No nosso país, realiza-se no Hospital Saint Louis, desde Março de 2009, tendo já sido tratados mais de 350 pacientes.

    EM QUE CONSISTE A EMBOLIZAÇÃO?

    Para a realização da embolização, sob anestesia local, e sem perda de sangue, efectua-se um pequeno orifício de 1.5 mm de diâmetro na virilha, através do qual se coloca um fino tubo plástico, catéter. Mediante monitorização por um aparelho de raios X digital sofisticado, o catéter é dirigido para as artérias prostáticas. Partículas embolizantes de pequenas dimensões (PVA), como grãos de areia, são então injectadas numa das artérias prostáticas, entupindo parte dos ramos que irrigam a próstata, poupando, contudo, a artéria pudenda interna e as artérias do pénis, para que o paciente possa manter a função eréctil. A embolização é depois repetida para a artéria prostática do lado oposto, através do mesmo orifício e pelo mesmo catéter.
    A técnica dura geralmente entre 1 a 2 horas, estando o doente consciente e podendo mesmo visualizar o tratamento no monitor de televisão. Completada a embolização, retira-se o catéter, efectua-se compressão manual durante cerca de 10 minutos e coloca-se um pequeno penso compressivo, que deve ser mantido até à manhã seguinte. Quatro horas após a embolização, o doente já se pode levantar do seu leito e deslocar-se para urinar. O internamento dura apenas algumas horas e a quase totalidade dos pacientes vai para casa após o jantar, se a tensão arterial estiver normal, mesmo que residam a várias centenas de kms de Lisboa. Neste período, haverá um contacto permanente com a equipa médica, para avaliar queixas ou esclarecer quaisquer dúvidas.
    O Hospital St. Louis é o centro a nível mundial, com mais experiência e com maior número de doentes tratados. Por tal motivo, um número considerável de médicos estrangeiros e professores de Medicina, já se deslocaram a Portugal para observar a técnica bem como pacientes estrangeiros para serem tratados.
    QUANTO TEMPO DURA O INTERNAMENTO?
    O doente é internado 1 a 2 horas antes da embolização e terá alta no mesmo dia 3 a 8 horas depois, se a tensão arterial estiver normal. Nesse dia deverá permanecer todo o dia deitado.
    No dia seguinte à embolização, o doente não deve estar acamado, podendo na maioria dos casos, retomar a sua vida normal, não devendo, contudo, conduzir durante 2 dias.

    QUAL É A PERCENTAGEM DE ÊXITO DA EMBOLIZAÇÃO?
    Nos mais de 350 doentes já tratados no Hospital Saint Louis, observou-se melhoria significativa em cerca de 75%-80%. Nos doentes tratados com êxito verifica-se uma melhoria dos sintomas e podem suspender os medicamentos que há anos tomavam para a próstata. Dos 42 doentes que estavam com algália, algumas semanas após a embolização, retirou-se a algalia e presentemente a grande maioria, 40 pacientes urinam, sem qualquer dificuldade, e sem qualquer medicação para a próstata.
    A fim de melhorar os resultados, os doentes, cujas artérias estejam muito envolvidas pela arteriosclerose, revelado pela Angio TAC, são excluídos. Oitenta dos doentes tratados tinham próstata de volume superior a 100cc.
    QUAIS SÃO OS RISCOS ASSOCIADOS À EMBOLIZAÇÃO?
    Como qualquer técnica inovadora em Medicina, é, na fase inicial, considerada experimental. Porém, graças aos bons resultados e poucas complicações, está a ser efectuada em vários centros mundiais, sendo o Hospital St. Louis centro de referência onde já se deslocaram várias dezenas de médicos para aprender a técnica.
    A maioria dos doentes não sente qualquer sintoma durante a embolização. Alguns podem referir ligeira dor, ardor ou calor na uretra no ânus, ou noutros órgãos pélvicos que são facilmente controlados com medicação apropriada.
    As complicações são as de qualquer cateterismo, sendo as mais frequentes, o hematoma no local da punção e a equimose, ou seja, a cor roxa da coxa e mais raramente na barriga. Menos frequentes (10%) são a infecção urinária, facilmente evitada com a toma de antibióticos iniciados antes da embolização e a urina com sangue. Muito raros (2%) são a existência temporária de sangue na urina e no sémen. Contudo, estas reacções adversas desaparecem ao fim de alguns dias sem tratamento.
    Em 8 dos doentes tratados houve necessidade de colocar algália durante o tratamento, sendo retirada posteriormente. Apenas um doente permaneceu com algália após a embolização. Pode ser eventualmente necessário durante ou após o tratamento a colocação de uma algália temporária nos casos em que os doentes não conseguem urinar.

  21. Hélia Pavão says:

    Caro Dr. João Pisco vi hoje a sua intervenção no programa « A tarde é sua».
    Deconhecia a inovadora técnica.
    Eu tenho 60 anos sou dos Açores, ilha Terceira , vou-lhe explicar um pouco da minha situação com recurso ao relatório da ecografia ginecológica endovaginal.
    Eu tenho o útero com dimensões algo aumentadas contornos lobulados e textura heterogenea devia à presença de inúmeras formações nodulares no miométrico. As maiores, localizadas na parede posterior, medem 3,2 e 3,8 cm . As suas caracteristicas imagiológicas são sugestivas de miomas intramurais.
    O eco endometrial não se encontra espessado (0,3 cm) e a cavidade ´´e virtual.
    Na região cervical identificam-se alguns quistos de retenção, o maior com 0,7 cm.
    Os ovários têm normal morfologia e dimensões (OD: 3,1 X 2,6 X 1,9 cm; OE: 3,1 X 2,5 X 2,3 cm), embora esperássemos maior atrofia anexial, dado o grupo étário da doente.
    Perante o relatório agradeço a sua apreciação e orientação para o que será mais aconselhavel ser feito.

    Se possível envie a resposta para o email indicado

    (Nota: Nunca tive hemorregias, sinto peso exagerado sobre a bexiga quando pego algum peso por vezes sinto percas insignificativas de urina e tenho ligeiro aumento abdominal).

    Com os melhores cumprimentos

  22. Margarida says:

    Tenho 24 anos tenho mioma com indicacao de cirurgia preciso saber se aqui no Brasil tem algum medico que trabalhe com este procedimento.Salvador Bahia)

  23. elizabetep says:

    Indicamos o Dr. Nestor Kisilevzky de S. Paulo.

  24. Jon Fink says:

    Hello. I am in the UK, a 61 year old man who has suffered from BHP since the age of 47. Would it be possible for me to travel to Portugal for the PAE treatment?

    Thanks,
    Jon Fink

  25. elizabetep says:

    answered by email

  26. Agostinho de jesus Rodrigues says:

    Sr.Dr. João Martins Pisco ,tenho 75 anos fui operado há 11anos e gostaria de ser visto pela equipe de V. Exª, quais as possibilidades? com os meus respeitosos cumprimentos para toda a equipe.

  27. elizabetep says:

    Sr. Agostinho pode marcar uma consulta pelo telefone 213216557. As consultas são as 3ª e 4ª de manhâ.

  28. Jose Mariz Pedras says:

    Exmo. Sr.
    Dr.Manuel Pisco
    Gostaria de saber se os SS da CGD comparticipam este tipo de intervençoes.
    Atentamente
    Jose Mariz Pedras

  29. Pina says:

    respondido por mail

  30. Manuel Alberto Costa Camacho says:

    Dr. João Martins Pisco, tenho 67 anos sinto uma certa pressão sobre a bexiga o jato urinário já não é como era e o jato urinário divide-se em dois. Atenciosamente

  31. Pina says:

    Bom Dia,
    As consultas do Prof. Pisco são a 2ª feira das 9h as 11h e a 3ª e 4ª feira das 9h as 15h30. Pode marcar pelo tlf: 213216557 ou dar uma sugestão de data e hora da sua conveniência em resposta a este email.

  32. Luís Alexandre says:

    Minha esposa laqueou as trompas em Dezembro de 2010, aquando do nascimento do nosso último filho. Nos últimos tempos, durante o período menstrual, que dura cerca de 6 dias, nos 2 ou 3 primeiros dias, tem um fluxo considerál.
    Gostaríamos de marcar uma consulta para tratamento com o Dr. Pisco. O que fazer?

  33. Pina says:

    A sua esposa que faça uma ecografia pélvica e marque consulta

  34. Armando lemos says:

    Exmo sr. Dr.João Martins Pisco.
    Sofro da prostata há varios anos tenho consultado vários urologistas de nome no nosso país e as melhoras não são nehumas,ultimamente tive que recorrer mais uma vez a um professor de urologia e receitou-me um medicamento chamado urorec 8mg que me iliminou o esperma ao ter relaçoes,pedia ao sr.dr.por favor que me diga o que hei-de fazer,pergunto se posso marcar uma consulta com o sr .dr.
    com os meus respeitosos cumprimentos
    Armando lemos

  35. Pina says:

    vai ser respondido por mail

  36. Ismael Bernardo Roldão says:

    Sr Dr Pisco .

    Tenho 65 anos e como é natural tenho hiperplasia benigna.
    Sofro de incontinência urinária e pergunto : Com a nova técnica resolvo esse problema ?
    Agradeço que respondam para o meu emal.
    Tel : 968938024
    Obrigado .

    Ismael B. Rolcdão .

  37. Pina says:

    vai ser respondido por mai

  38. silvina Martins gourgel says:

    Dr. Pisco tenho 48 anos e tenho miomas chego a ficar anémica porque perco muito sangue durante o período mestrual. E precisava fazer uma consulta consigo. Sou de Angola.

  39. Pina says:

    Pode marcar consulta pelo 21 321 65 57 ou por email.
    martinspisco@hslouis.pt ou s.angiografia@hslouis.pt

  40. Artur F.Martins Barreto says:

    Ex-mo Sr: Dr:João Martins Pisco

    Dr:Tenho 69 anos,após vários exames feitos de rotina,nomeadamente ecografia rectal,PSA,diagnosticado “HBP”a medicação tomada ao longo de 4 anos não tem tido uma terapia desejada,pois a frequência urinária tem-se agravado,mas também com sensações,mais dolorosas,a minha apreensão e ansiedade tem aumentado depois de ter feito uma ressonância magnética por aconselhamento do urologista,e agora os resultados serem inconclusivos,recomenda-me uma biopsia,algo que me deixou ainda mais apreensivo..Agradecia Dr:a sua opinião e o que fazer.!

    Antecipadamente,Agradeço a atenção dispensada.
    Artur Barreto

  41. Pina says:

    vai ser respondido por mail

  42. Sónia says:

    Bom dia
    Tenho 39 anos e foi me diagnosticado há cerca de 1 mês um mioma submucoso, com 42/28 mm e um volume de 18 cm3 com grande vascularização superficial. Tenho grandes hemorragias por altura do período, o que provocou uma anemia já acentuada de 7,2 (sendo que nas últimas análises, de há duas semanas, subiu para 9,2 devido à alimentação, e medicação em comprimidos e uma sessão intravenosa de ferro.
    Um mioma com as carateríticas do meu poderá ser embolizado?
    Se sim, qual o valor da hemoglobina que devo ter para a intervenção?
    Qual o custo da embolização?
    Não gostava que o útero fosse retirado, mas essa é uma possibilidade.
    Obrigada pela atenção
    Sónia

  43. Pina says:

    ira ser respondido por mail

  44. Richard Wilson says:

    Could you supply me with information on your new treatment for enlarged prostate.
    And what would be the cost to have this treatment as a private patient.
    Thank You.
    Richard Wilson

  45. Pina says:

    More information by email s.angiografia@hslouis.pt
    The cost of the treatment is 4450€

  46. Dora M says:

    Boa tarde, Dr. Pisco, o meu pai, foi lhe diagnosticado tumor na próstata, glesean 7 e de grau 2, o seu tratamento dá para esta situação em que o meu pai está? Qual o melhor tratamento para este paciente que o Sr. Dr.nos aconselha?
    Grata pela atenção
    Dora

  47. Pina says:

    Dora,

    sera respondido por email.

Deixe o seu comentário: