Fibromiomas - Consulta pré-embolização

Qualquer paciente, candidata à embolização, deverá ser estudada numa consulta por um radiologista de intervenção.

A paciente deverá levar consigo todos os exames já efectuados para esclarecimento dos fibromiomas, nomeadamente ecografia, ressonância magnética e análises de sangue. Contudo, se não tiver ainda ressonância magnética, não a deverá efectuar, mas apenas após a consulta.

Será interrogada sobre os sintomas, o seu início, particularmente o fluxo menstrual, dores, alterações urinárias e gravidez. Será importante obter informação sobre tratamentos já efectuados como miomectomia ou tratamento hormonal.

A paciente será informada sobre as alternativas terapêuticas e ser-lhe-á descrita pormenorizadamente a técnica de embolização, os resultados a esperar, as eventuais complicações e o controlo a efectuar após a embolização.

Ser-lhe-ão pedidos exames de ressonância magnética e análises ao sangue. O exame de ressonância magnética deve ser efectuado com contraste, de qualidade para permitir a observação detalhada dos fibromiomas e deve conter os 3 diâmetros do útero e do fibromioma de maiores dimensões, para se avaliar periodicamente a percentagem de redução do seu volume e o grau de isquémia, ou seja, a redução da sua irrigação.

Para assegurar a qualidade, a ressonância magnética é sempre efectuado pelo mesmo radiologista e nos mesmos consultórios.

A decisão pelo tratamento a efectuar deve competir exclusivamente á paciente.

A paciente deve ser informada de que após a sua embolização deve contar, no máximo, com 1 semana sem trabalhar. Contudo, pode fazer a vida normal no dia seguinte, ou mesmo 1 dia após a intervenção e muitas doentes podem retomar já a sua actividade profissional nessa altura.

A paciente deve ter conhecimento de que alguns ginecologistas não estão familiarizados com a embolização e estão preocupados em perder as doentes, pelo facto de a técnica ser efectuada por colegas de outra especialidade. Por tal motivo, o mais natural é o seu ginecologista não concordar com a técnica.

Recebemos, por vezes, doentes que foram erradamente informadas de que “a embolização não é para o seu caso”, que “a embolização causa o cancro do colo do útero”, que “não dá resultado”, que “tem muitos riscos” ou que “compromete uma futura gravidez” ou que dá embolias pulmonares ou cerebrais, ou “que é efectuada por um radiologista” como aliás o é em qualquer parte do mundo. Se este for o seu caso, podemos recomendá-la a ouvir outra opinião com um dos ginecologistas com quem trabalhamos, ou dar-lhe o contacto de doentes já tratadas.

Fibromiomas uterinos

a, b – RM – zona arredondada cinzenta por volumoso fibromioma (setas), cujos diâmetros estão assinalados, diâmetro maior de 12.9 cm, e os restantes são 12,7 cm e 7,37cm.
c, d – Seis meses depois da embolização, redução das dimensões do fibromioma que se apresenta escuro devido a isquémia, ou seja, redução da irrigação. A redução de volume do fibromioma foi de 98%.
Comparar os diâmetros assinalados com os diâmetros antes da embolização, o maior diâmetro é agora de 1.7 cm e os restantes são 1,9 cm e 0,3 cm.

Partilhe este conteúdo

Comentários: 21

  1. LéaSantos says:

    Boa tarde
    Meu nome é Lea Santos e descobri que tenho miomas quando fiquei gravida e tive uma gestação complicada e minha menina nasceu com 7 meses e não sobreviveu, tenho 37 anos e não tenho filhos, gostaria de saber como posso fazer essa ebolização, já fiz muitos exames e aqui no hospital não fazem esse tratamento. Estou desempregada no momento e não tenho convenio médico, estou desesperada não sei o que fazer. Por favor me ajude. Estarei aguardando uma resposta. Descobri o Dr atavez de uma médica Dr Madalena, que me indicou. Muito Obrigada.
    Léa Santos
    966526066

  2. Alice Ferreira says:

    Tenho 57 anos e oultimo resultado duma eco endovaginal
    relata utero fibromiomatoso e eventual adenomiose.A medica recomenda histerectomia total.Sera que derivado
    a idade o vosso tratamento seja desajustado?
    Agradecia resposta.
    Alice Ferreira

  3. gisela says:

    um fibromioma com cerca de 31mm de diâmatro máximo é perigoso?

  4. gisela says:

    um fibromioma com cerca de 31mm de diâmetro máximo é perigoso?

  5. elizabetep says:

    Exma. Sra.

    O único tratamento para a denomiose é a embolização.

  6. Isabel C. says:

    Após ter feito retenção urinária da qual tive que ser algaliada, a ecografia revelou 4 fibromiomas,um de 7,5cm outro de 6cm e mais dois pequenos,não sei o tamanho. Tenho 44 anos,2 filhos, fui indicada para cirurgia para histerectomia total,estou à espera de ser chamada, foi dado como um caso prioritário pois só tenho um rim e não posso arriscar fazer retenções urinárias repetidas, sempre que entro em fase pré-menstrual.
    Vi um documentário na televisão sobre a embolização realizada pelo Dr.J.Pisco fiquei curiosa em saber se o meu caso terá alternativa à Cirurgia. Como e quem devo contactar?

  7. marisa says:

    Exmo Dr, fiquei muito esperançada ao ler os seus artigos e perceber o tratamento que realiza. Eu tenho um fibromioma subseroso(parede externa do útero, pelok me dizem nas ecografias)com cerca de 9cm. Não tenho sintomas e o k me preocupa é k as informações k me dão é k a solução é operar e probavelmente retirar o útero. mas eu tenho 35 anos e gostaría ter outro filho.O sr.Dr. acha que a embolização poderia ser amu solução para o meu caso? Se sim poderia ser tratada pelo sr Dr?? Agardecia resposta. Obrigada.Marisa

  8. marisa says:

    Exmo Dr, fiquei muito esperançada ao ler os seus artigos e perceber o tratamento que realiza. Eu tenho um fibromioma subseroso(parede externa do útero, pelok me dizem nas ecografias)com cerca de 9cm e também tenho algumas varizes uterinas junto ao fibromioma. Não tenho sintomas e o k me preocupa é k as informações k me dão é k a solução é operar e probavelmente retirar o útero. mas eu tenho 35 anos e gostaría ter outro filho.O sr.Dr. acha que a embolização poderia ser amu solução para o meu caso? Se sim poderia ser tratada pelo sr Dr?? Agardecia resposta. Obrigada.Marisa

  9. Maria Manuel Soares says:

    Exmº Sr. Dr.
    Tenho 45 anos, sou solteira, não tenho filhos.Em analises de rotina foi-me detectada uma anemia, razão pela qual fui a uma ginecologista, nesta especialidade, após exames (apalpação e ecografia indovaginal), foi-me detectado um mioma com 8cm no útero. A médica recomendou após tratamento da anemia fazer cirurgia com anestesia geral. Estou em pânico, pois não me foi explicado nada a não ser que o mioma era muito grande para ser retirado de outra forma. Foi-me dado um cenário pouco animador. Tenho hipertensão controlada com comprimido diário. Foi-me dito que seria cirurgia “barriga aberta” que poderá ter complicações por causa da hipertensão e que poderia necessitar de transfusão de sangue dado a anemia. Conclusão estou neste momento em total choque perante o cenário. Gostaria de saber se posso marcar consulta e pedir a sua opinião. Obrigada.
    Maria Manuel Soares

  10. Mário Abrantes de Figueiredo - Elvas says:

    Gostaria de ser observado pelo Sr. Professor Martins Pisco. Sofro de Adenoma em 1º. grão da prostata desde 20o4 – Ecografia – A prostata mostra um tamanho normal(vol.=35 ml)com leve hipertrofia do lobolo medio e alguma calcificação.Pequena microlitiase renal.
    2004-Ecog. A prostata mede 47x41x44 mm.volume 45cc.
    Escaço residuo posmiccional de 17ml.
    2oo9-Ecog. Aparentemente conservada.Medicameto diario – Cardura Gits 8mg. Urino normal dia e uma vez noite geralmente. O comprimido é indispensavel. Ejaculação seca ou retrograda. Idade 77 anos.
    Os meus cumprimentos

  11. Jose Rosa Calado says:

    Gostaria demarcar uma consulta, para infomar do meu problema. Obrigado

  12. Ana Mateus says:

    Exmo. Dr. Martins Pisco, tenho quatro mioma, um deles está a provocar-me hemorragias, tenho uma anemia muito grande.
    Sofre de hipertensão e de ansiedade tomo alguns medicamentos.
    A ginecologista aconselhou-me a retirar o utero, tenho 39 anos.
    Será que posso fazer uma embolização.
    Obrigado.
    ANA SOFIA MATEUS

  13. samia silva says:

    Drº gostaria de saber o valor da embolização e se qualquer pessoa com mioma pode fazer ou tem tamanho e localidade que não pode ser feito.

  14. Marcia says:

    Bom Dia.

    Estou sem dormir depois de ver os comentários de embolização,sou enfermeira estou desempregada devido este motivo de Útero Leiomiomatoso, que está programada uma cirurgia dia 11/01/2013 de Histerectomia no qual não consigo aceitar, pedi a Deus outra porta e foi quando via o sate.Meus sintomas são todos dores, sangramento abundante com coagulos etc.
    E não estou aceitando muito, pois sou contra retirada de orgão só qdo não tem mais jeito, descobrir hoje através do seu sate da embolização.
    Não sabia mesmo sendo enfermeira,nem um médico falou sobre isso, só em retirar o útero.
    Meu médico a anos, queria fazer histerctomia total o 2 médico tbém.

    Meu ultrason deu Leiomiomatoso sem aumento de útero.
    M1 Nódulo subseroso medindo 1,1×1,2 cm localizado no fundo uterino estando 20% exofítico.
    M2 Nódulo intramural medindo 0,7×1,2 cm, localizado na parede anterior do fundo uterino
    M3 Nodulo intramural medindo 0,9×0,7 cm, localizado na parede anterior do istmo, comprimindo o endométrio, no qual o 2 médico falou que e o motivo do sangramento com coagulo e todos meus sintomas que relacionados ao seu sate que tenho.

    Eco endometrial – medindo 0,4 cm, com pequena quantidade de líquido em seu anterios.

    Conclusão : ùtero leiomiomatoso sem aumento de útero
    Diminuição de voilumétrica dos ovários.
    Por favor me de um retorno, pois minha cirurgia está marcada para 11/01/2013, qualquer coisa suspendo.
    Grata..
    Celular: (13)88506818
    Moro em São Vicente – SP

  15. elizabetep says:

    Se ainda estiver interessada em obter mais informaôes sobre o seu caso deve ligar: 213216557.
    Atentamente

  16. elizabetep says:

    O ideal é marcar uma consulta para avaliação

  17. Maria de Lurdes Rocha Pinto Martins says:

    Já vai em seis anos que me foram detectados múltiplos pólipos e um mioma, tenho sido acompanhada por vários médicos de família.
    Em Setembro do ano passado recorri a um profissional de Genecologia e ele disse-me que já não tinha pólipos e o mioma era de o tamanho de um ovo. Nunca mais fui a consulta nenhuma será que fiz bem pois não sei só sei que ásvezes tenho dores gostava de saber a sua opinião.

  18. Sara Ramos says:

    Gostaria de conhecer os nomes de ginecologistas da vossa clinica que acreditam na tecnica de embolização, por favor.
    Obrigada

  19. Pina says:

    Dr.ª Anabela Cardoso – 213113290, não trabalha na nossa Clinica. Todos os que trabalham na nossa clinica só tiram úteros.

    Comp.

  20. Janaina says:

    Boa noite, tenho 31 anos e tenho 3 miomas, sendo o maior de 7,8 cm, e os 2 de 5,3 cm, gostaria de informações sobre a embolizacao, consigo fazer com convênio medico, qual o valor da embolizacao caso nao atenda plano de saúde

  21. Pina says:

    Boa Tarde,

    não temos convénio medico o valor da embolização varia entre as 3.500€ e os 4.590€.

Deixe o seu comentário: