Fibromiomas - Regime Ambulatório

O internamento dura apenas algumas horas e a totalidade das pacientes vai para casa 4 a 8 horas após a embolização, de comboio, de carro ou mesmo de avião mesmo que residam a várias centenas de kms de Lisboa, porém não pode conduzir. Ao chegar a casa a paciente toma comprimidos de analgésicos e anti-inflamatórios. A maioria das doentes dorme toda a noite sem quaisquer queixas. São aconselhadas a comer e beber o mínimo possível na 1ª noite.

Na manhã seguinte à embolização telefonamos a todas as doentes, para comprovar de que não houve problemas e para esclarecer qualquer dúvida.

O Hospital Saint Louis é o único centro onde se realizam embolizações uterinas e cujas doentes vão todas para casa 4 a 8 horas após a intervenção. Tal facto, já foi comunicado em vários congressos nos EUA e Europa, e já foram publicados três artigos no Journal of Vascular Interventional Radiology nos EUA.

Algumas pacientes retomam a sua actividade profissional no dia seguinte à embolização, contudo a maioria fá-lo entre 2 e 7 dias após a embolização.

Os dias seguintes tomam um protector da mucosa gástrica antes do pequeno-almoço e um anti-inflamatório duas vezes ao dia durante 1 semana. Em qualquer altura, se tiverem dores ou vómitos, tomam os medicamentos indicados nas instruções de que são possuidoras. Em caso de dúvida poder-nos-ão contactar telefonicamente. As pacientes são aconselhadas a não estarem acamadas a partir da manhã seguinte à embolização, podendo fazer a sua vida normal em casa e podem mesmo sair à rua. Neste período, haverá um contacto permanente com a equipa médica, que está disponível 24 horas por dia, para avaliar queixas ou esclarecer quaisquer dúvidas.

No dia a seguir à embolização as doentes são aconselhadas a não estarem acamadas, e fazer a vida normal. São avisadas de que os seguintes eventos possam ocorrer:

  • Alguma dor tipo moinha no baixo ventre ou na região lombar;
  • Alguma hemorragia, pouco abundante que se pode acompanhar de alguns pequenos fragmentos de fibromiomas;
  • Expulsão dos fibromiomas, o que é raro. Na maioria dos casos a expulsão ocorre alguns meses após a embolização. Verificou-se apenas em 5% das doentes já tratadas;
  • Distensão do abdómen é rara, não tem importância e dura apenas alguns dias, desaparecendo sem qualquer terapêutica;
  • O abdómen pode tornar-se duro;
  • Sensação de peso sobre a bexiga;
  • A coxa ou o abdómen podem ficar roxos, desaparecendo lentamente;
  • Aparecimento de um pequeno alto no local onde foi introduzido o cateter , não tem qualquer importância e desaparece por si. Se ocorrer poderá colocar gelo e Hirudoid;
  • Falta de apetite, forças e mau estar, que são transitórios e melhoram facilmente com medicação adequada;
  • febre é rara;
  • Corrimento acastanhado sem odor.

Todos estes sintomas não têm significado e desaparecem espontaneamente decorridos alguns dias.

Partilhe este conteúdo

Comentários: 1

  1. Engrácia da C. G. Victor says:

    Caro Doutores,
    Chamo-me Engrácia Victor, vivo em Angola- Luanda . Este é o meu email o meu contacto telefónico é 00244923939332.

    Venho por este meio contacta-los tenho miomas uterinos não tenho filhos e já fiz 3 miomectomias e preciso de fazer uma cirurgia com urgência, para tal primeiro gostaria que me informassem quais são os vossos preços no caso de se fazer uma Embolização ?

    Sem Outro assunto de momento aguardo a vossa resposta.

    Saudações

Deixe o seu comentário: