Fibromiomas - Marcos Importantes da implementação e desenvolvimento da embolização uterina em Portugal

26 Agosto, 2013

Completam-se 1500 pacientes tratadas por embolização das artérias uterinas.

IMG_6494

Equipa médica na sala de angiografia.

_________________________________________________________________________________________________

1985

O Prof. João Martins Pisco realizou a primeira angiografia das artérias uterinas em Portugal, numa paciente de 23 anos de idade com abundantes hemorragias devido ao fibromioma. O ginecologista assistente da doente que a acompanhava não concordou com a sugestão de embolização. O caso foi publicado numa revista da especialidade, como primeira angiografia das artérias uterinas.

1996

Efectuou-se a primeira embolização das artérias uterinas numa doente de 45 anos de idade, com fibromioma inoperavel que ocupava todo o abdómen. Seis semanas depois, como se verificou grande redução das dimensões, efectuou-se a histerectomia com grande facilidade e com perda sanguínea mínima. A partir de então, o Prof. Martins Pisco contactou alguns ginecologistas no sentido de iniciar a técnica, documentou-se e preparou-se entretanto para a sua realização. Contudo, só em Abril de 2004, veio a ser contactado por uma paciente que através da internet comunicou com o Dr. Nestor Kisilevzky que viria a sugerir o nome do Prof. Martins Pisco.

24 de Junho de 2004

Na doente referenciada pelo Dr. Nestor Kisilevzky, realiza-se com êxito a primeira embolização das artérias uterinas, como alternativa terapêutica. Trata-se de uma paciente de 32 anos, já submetida a 2 miomectomias (remoção cirúrgica dos miomas) prévias, e 3 fertilizações in vitro durante as quais houve necessidade de efectuar transfusões de sangue. Com a histerectomia já marcada, realiza a embolização a 24 de Junho de 2004. As abundantes hemorragias que a doente referia cessaram após embolização. A doente engravidou entretanto e tive o 1º filho em Fevereiro de 2007.

9 a 13 de Setembro de 2004

O Professor Martins Pisco assiste ao Congresso da Sociedade Europeia de Radiologia de Intervenção, no qual intervem de forma activa nas discussões dos trabalhos apresentados sobre embolização uterina.

15 de Novembro de 2004

Correio da Manhã e TVI fazem uma reportagem sobre um caso de embolização uterina, a que assistem no Hospital St. Louis – Lisboa.

30 de Março de 2005

O Prof. Martins Pisco proferiu uma Conferência no IV Congresso de Ginecologia da Maternidade Alfredo da Costa sobre Embolização Uterina no tratamento de fibromiomas. Apresentou os resultados de 52 doentes já tratadas tendo a sua comunicação sido muito apreciada pelos cerca de 200 ginecologistas presentes. No mesmo dia, às 18 horas, no Hospital de St. Louis, o Professor Martins Pisco proferiu uma Conferência sobre o mesmo tema na qual estiveram presentes alguns ginecologistas e algumas pacientes tratadas por embolização uterina. Entre os ginecologistas presentes de referir o Prof. Pereira Coelho que fez alguns comentários muito favoráveis sobre a técnica, afirmando a determinada altura que “não tinha qualquer dúvida, que era uma boa alternativa e de que era seguramente uma técnica para ficar”. Estiveram presentes 4 doentes já tratadas há cerca de 3 meses às quais lhe tinha sido dado como única alternativa a histerectomia, todas referiram que após a embolização das artérias uterinas as queixas desapareceram.

14 de Abril de 2005

Congresso Internacional Pós Graduado de Radiologia do Tórax e Intervenção, organizado pelo Prof. Martins Pisco. Este e o Prof. Nestor Kisilevsky proferiram palestras sobre a embolização das artérias uterinas. Ambos responderam a inúmeras perguntas elaboradas pelos participantes.

16 de Abril de 2005

No Hospital de St. Louis efectuou-se mais uma embolização das artérias uterinas, realizada pelos professores Nestor Kisilevsky e Martins Pisco, transmitida ao vivo através de circuito interno para a capela na qual estavam presentes vários participantes do Curso. A paciente tratada de 43 anos tinha grandes perdas sanguíneas com menstruação com cerca de 10 dias de duração. A técnica efectuada sob anestesia local e sem qualquer dor, durou cerca de 1 hora, tendo a doente tido alta no dia seguinte.

PARTICIPAÇÕES DO PROF. MARTINS PISCO EM REUNIÕES CIENTÍFICAS COM O OBJECTIVO PRINCIPAL DE DIVULGAR A TÉCNICA E MOSTRAR RESULTADOS DA SUA PRÁTICA E AINDA OUTRAS DATAS E ACONTECIMENTOS/ETAPAS IMPORTANTES:

3 a 5 de Maio de 2005

Congresso da Sociedade Espanhola de Radiologia de Intervenção – Grande Canaria, intervindo de forma activa em todos os trabalhos apresentados sobre embolização uterina.

14 de Outubro de 2005

Palestra sobre embolização uterina nos fibromiomas – no Hospital Pulido Valente, Lisboa.

25 de Outubro de 2005

Conferência sobre embolização uterina no tratamento de fibromiomas – Serviço de Cirurgia do Hospital do Desterro, Lisboa.

21 de Novembro de 2005

Conferência sobre alternativas à histerectomia no tratamento de fibromiomas – Serviço de Ginecologia da Universidade da Beira

29 de Novembro de 2005

Congresso de Radiologia dos EUA, interveio num painel sobre embolização de fibromiomas.

14 de Dezembro de 2005

Conferência sobre embolização uterina nos fibromiomas – Serviço de Ginecologia da Maternidade Magalhães Coutinho, Lisboa.

15 de Dezembro de 2005

Conferência sobre resultados de 128 embolizações uterinas – Serviço de Ginecologia do Hospital S. Francisco Xavier, Lisboa.

4 de Janeiro de 2006

Conferência sobre embolização uterina nas 132 doentes já tratadas – Maternidade Dr. Alfredo da Costa, Lisboa.

10 de Janeiro de 2006

TVI – Embolização das artérias uterinas nos fibromiomas uterinos. Apresentação da técnica e dos resultados das 134 doentes tratadas, pelo Prof. Martins Pisco e com o depoimento de uma doente.

16 de Janeiro de 2006

RTP – Embolização das artérias uteinas nos fibromiomas. Apresentação dos resultados das 142 doentes tratadas. Presença e depoimento de algumas doentes tratadas, pelo Professor Martins Pisco.

25 de Janeiro de 2006

Conferência sobre embolização uterina nos fibromiomas uterinos – Serviço de Ginecologia do Hospital de Setúbal.

11 de Fevereiro de 2006

Realizou-se no Hospital de St. Louis o I Encontro sobre Embolização Uterina

7 de Março de 2006

Congresso Nacional de Cirurgia, num Simposium sobre alternativas à histerectomia, no qual aborda a Embolização Uterina. O Professor Martins Pisco, apresentou os resultados das 155 doentes portadoras de fibromiomas já tratadas no Hospital St. Louis. O Professor Martinez de Oliveira, Presidente da Sociedade Portuguesa de Ginecologia e Presidente da sessão sobre fibromiomas uterinos referiu ter já assistido no Hospital St. Louis à realização da embolização e que a técnica era efectuada de uma forma segura e sem riscos, e que nas mãos do Professor Martins Pisco a técnica não podia ser considerada de maneira alguma uma técnica experimental. Referiu, porém, ser seu receio que a técnica começasse a ser realizada por pessoas sem experiência, facto que poderia aumentar os seus riscos. Também o Professor Jorge Branco, Director da Maternidade Alfredo da Costa, e moderador da Sessão, referiu ter comprovado no Hospital St. Louis a segurança e ausência de riscos da técnica nas mãos do Professor Martins Pisco, e os bons resultados obtidos nas suas doentes portadoras de fibromiomas, já tratadas por embolização.

17 de Março de 2006

O Professor Martins Pisco participa numa Mesa Redonda, no Congresso organizado pelo Serviço de Ginecologia da Maternidade Magalhães Coutinho, onde aborda a Embolização das artérias uterinas no tratamento de fibromiomas e mostrou o resultado das 174 doentes já tratadas, tendo sido obtido êxito na sua maioria e com mínimos riscos. O trabalho foi muito apreciado pelos mais de 200 ginecologistas presentes. Os ginecologistas mais cépticos quanto aos resultados e riscos da técnica foram convidados a assistir à execução da técnica. Alguns ginecologistas presentes na assistência e que já tiveram oportunidade de assistir à embolização confirmaram a segurança e a quase ausência de riscos da técnica. Ao terminar o Professor Martins Pisco referiu que de todas as técnicas de Radiologia de Intervenção que se efectuam esta é a mais eficiente e com menos riscos.

Abril de 2006

Perfaz 205 o número de doentes já tratadas por embolização das artérias uterinas no Hospital St. Louis.

5 de Maio de 2006

É publicado na Revista Portuguesa de Obstetrícia e Ginecologia o trabalho “Embolização das artérias uterinas nos fibromiomas. Resultados iniciais e a médio prazo”. São apresentados os resultados das primeiras 200 doentes já tratadas no país. Os resultados obtidos são bons, as complicações mínimas e a maioria das doentes são, presentemente, tratadas em regime ambulatório, regressando a casa no mesmo dia. Em 6 dos casos em que se verificou insucesso a técnica foi repetida, sem quaisquer encargos para a doente, só se verificando insucesso após nova embolização numa das doentes.

12 de Maio de 2006

Por convite da Sociedade Portuguesa de Radiologia e Medicina Nuclear, o Professor Martins Pisco foi moderador de uma sessão de comunicações livres sobre “Radiologia de Intervenção “ e de sessão científica sobre “fibromiomas uterinos” no Congresso Nacional daquela Sociedade que se realizou em Vilamoura. Neste Congresso, a equipa de embolização das artérias uterinas do Hospital St. Louis, sob a orientação do Professor Martins Pisco apresentou um Poster , tendo obtido o 1º prémio de entre 180 posters, no qual se documentam os resultados de 200 doentes portadoras de fibromiomas uterinas tratadas por embolização. Nas doentes já tratadas incluem-se 6 médicas, uma das quais é ginecologista.

18 de Maio de 2006

Efectuou-se a 1.ª Embolização das Artérias Uterinas, a nível mundial, sob acupunctura, no Hospital de St. Louis. Esta substitui a anestesia local e todos os fármacos utilizados no tratamento da dor. A doente teve alta no próprio dia sem quaisquer queixas.

24 de Maio de 2006

É constituída a Associação das mulheres portuguesas para preservação do útero animada e liderada por uma advogada a Dra. Teresa Olívia Gonçalves (email: teresaolivia@portugalmail.pt), tratada em 16.03.05.

10 de Junho de 2006

Conferência sobre tratamento inovador nos fibromiomas uterinos – embolização das artérias uterinas, na V Jornadas de Radiologia – Hospital de Faro, onde apresentou os resultados de 237 doentes já tratadas.

24 de Junho de 2006

Completaram-se 2 anos desde a primeira embolização, tendo já sido tratadas 248 pacientes, tendo-se obtido êxito em mais de 90%. Em 8 das doentes, nas quais o resultado não foi óptimo repetiu-se a embolização com bons resultados em todas as doentes. A repetição foi realizada sem qualquer custo para as pacientes.

20 de Julho de 2006

TVI – Fez reportagem sobre acupunctura como alternativa à anestesia local na embolização das artérias uterinas, tendo assistido, na véspera, à realização da técnica em 2 pacientes, que não referiram qualquer dor e que foram para casa 6 horas depois, já com os fibromiomas de menores dimensões. A acupunctura foi efectuada pelos médicos Mitsuharu Tsuchiya e Anabela Neves.

9 a 14 de Setembro de 2006

Congresso da Sociedade Europeia de Radiologia Cardiovascular e de Intervenção – Roma. Apresentou os seguintes trabalhos sobre Embolização das Artérias Uterinas nos fibromiomas:

  1. Embolização das Artérias Uterinas em regime ambulatório no qual apresentou 59 doentes que tiveram alta do Hospital algumas horas após a embolização e sem quaisquer complicações. Presentemente no Hospital de St. Louis 80% das doentes tratadas por Embolização das Artérias Uterinas vão para casa cerca de 6 a 8 horas após a intervenção e sem quaisquer queixas.
  2. A eficácia das artérias uterinas nos fibromiomas de grandes dimensões. Apresentou 52 doentes prtadoras de fibromiomas cujo diâmetro maior varia de 10 a 30cm. Obtiveram-se bons resultados na maioria das doentes e com riscos mínimos.
  3. Será o período de 2 meses sem terapêutica hormonal suficiente para a eficácia da Embolização? Apresentam-se 6 doentes que estiveram sob terapêutica hormonal suspensa 2 meses antes da Embolização. Verificou-se reaparecimento das queixas e crescimento dos fibromiomas em todas as doentes, pelo que tiveram de ser tratadas com nova Embolização. Concluiu-se que a suspensão hormonal por 2 meses não é suficiente para a realização da Embolização.

Setembro de 2006

Ultrapassada a barreira das 300 doentes tratadas por Embolização das Artérias Uterinas.

20 de Outubro de 2006

Nas VI Jornadas de actualização e intervencionista em Vigo o Prof. Martins Pisco apresentou as seguintes comunicações:

  1. Embolização em miomas de grandes dimensões;
  2. Série própria de Portugal

24 de Novembro de 2006

Serviço de Cirurgia V do Hospital dos Capuchos – Lisboa. O Prof. Martins Pisco proferiu conferência sobre resultados da embolização das artérias uterinas nos fibromiomas

25 de Novembro de 2006

Efectua-se embolização de fibromiomas, sob acupunctura em 8 doentes, estando presentes vários ginecologistas.

31 de Dezembro de 2006

Perfaz 342 o número total de doentes já tratadas por embolização das artérias uterinas. Três das doentes tratadas encontram-se grávidas.

11 de Janeiro de 2007

VI Jornadas Nacionais das Ciências e Tecnologias da Saúde – Lisboa. O Prof. Martins Pisco proferiu uma conferência sobre o estado actual da embolização uterina dos fibromiomas.

10 de Fevereiro de 2007

Efectua-se uma sessão de embolização com 7 doentes sob acupunctura, estando presentes vários ginecologistas.

14 de Fevereiro de 2007

Nascimento da 1ª criança em paciente tratada por Embolização, estando a mãe e a filha bem de saúde.

1 de Março de 2007

Congresso da Sociedade Americana de Radiologia de Intervenção – Seattle. Apresentou 2 posters e 2 comunicações.

  • The safety of uterine artery embolization as an outpatient procedure
  • Uterine fibroid embolization with cetoprofen – loaded PVA particles
  • Management of uterine artery embolization in patients under hormone therapy
  • Uterine artery embolization under acupuncture on uterine fibroids

Os dois primeiros trabalhos foram moderados pelo Dr. Nestor Kisilevzky. Estes trabalhos foram muito apreciados e o Prof. João Martins Pisco foi felicitado pelos resultados apresentados pelas maiores autoridades em embolização uterina, nomeadamente os Professores James Spies, Jean Pelage e Lindsay Mashan.

17 de Março de 2007

Realizou-se no Instituto Franco Português o II Encontro sobre Embolização Uterina

12 de Abril de 2007

Ultrapassada a barreira das 400 doentes já tratadas por embolização.

18 a 21 de Abril de 2007

Decorreu na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa o Curso Internacional de Radiologia do Sistema Musculo Esquelético e de Intervenção organizado pelo Professor Martins Pisco, e que contou com a presença de 700 participantes.

19 de Abril de 2007

Realizou-se uma sessão sobre fibromiomas moderado pelo Dr. António Gutierrez Setúbal, sobre embolização uterina. Como oradores estiveram presentes os Professores Miguel Ângelo Gregório, espanhol, Nestor Kisilevzky, brasileiro e Martins Pisco, que abordaram as suas experiências e resultados obtidos. O Dr. João Castaño abordou a Ressonância Magnética, a Dra. Ana Paula Soares a miomectomia no contexto da infertelidade e o Dr. António Setúbal a miomectomia laparoscópica.

Dr. Nestor Kisilevzky Fazendo a sua apresentação sobre Embolização versus miomectomia

Dr. Miguel Gregório Fazendo a sua apresentação com o tema - Embolização (série espanhola).

Dr. Miguel Gregório Fazendo a sua apresentação com o tema – Embolização (série espanhola).

Dr. Nestor Kisilevzky, Dr. António Setúbal, Dra. Ana Paula Soares e Dr. Miguel Gregório

Dr. Nestor Kisilevzky, Dr. António Setúbal, Dra. Ana Paula Soares e Dr. Miguel Gregório

Parte da assistência, na qual se destaca a presença do Professor Dr. Nestor Kisilevzky e do Dr. António Setúbal.

Parte da assistência, na qual se destaca a presença do Professor Dr. Nestor Kisilevzky e do Dr. António Setúbal.
Parte da assistência, na qual se destaca a presença do Professor Dr. Nestor Kisilevzky e do Dr. António Setúbal.

21 de Abril de 2007

No Hospital de St. Louis efectuou-se uma sessão de técnicas de Radiologia ao vivo, na sequência e como parte do programa do Curso efectuado.

Dentro dos 12 doentes tratados, de referir uma paciente  portadora de fibromioma. O Professor Nestor Kisilevzky colaborou com o professor Martins Pisco na embolização uterina efectuada. Nas restantes intervenções colaboraram os Professores Michel Henry, francês e António Polydouro, grego. Estiveram presentes mais de 50 participantes do Curso.

Os Professores Nestor Kisilevzky e Martins Pisco, realizando em conjunto uma embolização das artérias uterinas no Hospital Saint Louis.

Os Professores Nestor KisilevzkyMartins Pisco, realizando em conjunto uma embolização das artérias uterinas no Hospital Saint Louis.

Os Professores Nestor Kisilevzky e Martins Pisco com a restante equipa.

Os Professores Nestor KisilevzkyMartins Pisco com a restante equipa.

Os Professores Michel Henry, António Polydouro, o Engenheiro Noureddine Frid e o Professor Martins Pisco

Os Professores Michel HenryAntónio Polydouro, o Engenheiro Noureddine Frid e o Professor Martins Pisco

12 de Maio de 2007

Efectuou-se embolização de 7 doentes sob acupunctura, no Hospital Saint Louis, à qual assistiram 4 professores da Faculdade de Medicina da Universidade de Kyoto e 9 ginecologistas. Os médicos japoneses deslocaram-se a Portugal para observar a embolização, pelo facto de ser o único país onde esta técnica de efectua sob acupunctura.

O professor Martins Pisco proferiu uma conferência sobre os resultados da embolização nas 417 doentes já tratada.

Três dos visitantes, ouvindo atentamente o outro colega, enquanto este fazia a sua apresentação.

Três dos visitantes, ouvindo atentamente o outro colega, enquanto este fazia a sua apresentação.

Dr. Mitsuharu Tsuychiya, Prof. Doutor Martins Pisco, Prof. Doutor Tadashl Yano e Prof. Doutor Kenjl Kamaklta, na sala de Angiografia.

Dr. Mitsuharu Tsuychiya, Prof. Doutor Martins Pisco, Prof. Doutor Tadashl Yano e Prof. Doutor Kenjl Kamaklta, na sala de Angiografia.

Dr. Mitsuharu Tsuychiya, Prof. Doutor Tadashl Yano e Prof. Doutor Kenjl Kamaklta.

Dr. Mitsuharu Tsuychiya, Prof. Doutor Tadashl Yano e Prof. Doutor Kenjl Kamaklta.

25 de Junho de 2007

Serviço 3 de Medicina do Hospital dos Capuchos.
Por convite do Dr. António Castro – Director de Serviço, O Prof. Martins Pisco proferiu uma conferencia sobre: “Novas perspectivas das técnicas de Intervenção” na qual abordou entre outros temas a embolização das artérias uterinas no tratamento dos fibromiomas uterinos.

30 de Junho de 2007

No Hospital de Saint Louis, o Professor Martins Pisco efectua embolização das artérias uterinas em 6 pacientes sob acupunctura realizada pelo médico Dr. Mitsuharu Tsuchya e à qual assistiram os Professores de Medicina: Yoshiaki Omura, Presidente do Colégio Internacional de Acupunctura, Membro da Academia de Ciências de Nova York e Professor da Universidade de Nova York e o Professora Marilyn Janes Professora da Faculdade de Medicina do Texas.
As 6 doentes não referiram quaisquer queixas e tiveram alta 6 horas após a embolização.
O hospital de Saint Louis continua a ser o único centro a nível mundial onde se efectua a embolização uterina sob acupunctura.
Terminadas as embolizações o Professor Martins Pisco proferiu uma conferência na qual mostrou o resultado da embolizaçao nas 451 doentes já tratadas e das 35 doentes tratadas sob acupunctura.

Professores Martins Pisco, Yoshiaki Omura e Marilyn Janes

Professores Martins Pisco, Yoshiaki Omura e Marilyn Janes

 

11 de Setembro de 2007

Congresso da Sociedade Europeia de Radiologia Cardiovascular e Intervenção em Atenas.

Apresentação dos 3 seguintes trabalhos:

  • How to reduce the severity of pain after uterine artery embolization of fibroid for leiomyomata;
  • The efficacy and safety of repeated uterine artery embolization;
  • The acupuncture on uterine artery embolization of uterine fibroids.

4 e 6 de Outubro de 2007

Por convite do Professor Nestor Kisilevzky o Professor João Pisco participa como prelector no Simpósio Internacional em técnica de Emboloterapia – Embolution 2007 em São Paulo, Brasil.

Proferiu as seguintes conferências:

  1. As espirais metálicas simples.
  2. Aplicações da emboloterapia no tórax.
  3. Embolização uterina ambulatorial.
  4. Função ovariana e fertilidade após embolização uterina.

Neste simpósio, extremamente bem organizado e de grande nível científico, foram abordadas todas as técnicas da embolização tendo-se dedicado um dia exclusivamente à embolização uterina. Os vários ginecologistas prelectores referiram aceitar a técnica como alternativa terapêutica.

Ocorreram 3 sessões com demonstração ao vivo de embolizações, tendo o Prof. Martins Pisco colaborado na sua realização no hospital Prof. Edmundo Vasconcelos.

Este simpósio teve o apoio da Secretaria da Ciência, do Ministério da Saúde e da Organização PAN – Americana da saúde.

O simpósio foi encerrado pela Dra. Susanna Jacob Serruja, secretária do Ministério da Saúde, médica ginecologista, portadora de miomas uterinos tratados por embolização pelo Prof. Nestor Kisilevzky, que ao proferir a sua palestra teceu largos elogios à técnica.

Prof. Martins Pisco proferindo uma das suas conferências.

Prof. Martins Pisco proferindo uma das suas conferências.

Prof. Martins Pisco com o Prof. Nestor Kisilevzky na sala de intervenção.

Prof. Martins Pisco com o Prof. Nestor Kisilevzky na sala de intervenção.

 

11 de Outubro de 2007

Completam-se 500 doentes portadoras de fibromiomas uterinos tratadas por embolização das artérias uterinas, no Hospital Saint Louis.

A 500ª doente não referiu qualquer dor, teve alta 4 horas depois, já com acentuada redução do volume do abdómen e retomou a sua actividade profissional 3 dias depois.

a), b) Abdómen da 500ª doente tratada, antes da embolização.a), b) Abdómen da 500ª doente tratada, antes da embolização.

c), d) 4 horas após a embolização antes da alta do hospital, sem quaisquer queixas.c), d) 4 horas após a embolização antes da alta do hospital, sem quaisquer queixas.

 

19 de Outubro de 2007

Realiza-se no Hospital Saint Louis a Reunião comemorativa das 500 embolizações já efectuadas e nela estiveram como prelectores convidados os Professores Jorge Branco e Pereira Coelho. O Professor Martins Pisco também proferiu uma conferência sobre os resultados obtidos.

Estiveram também presentes outros ginecologistas e algumas pacientes já tratadas.

Todas as doentes presentes referiram melhoria após a embolização.

Estiveram presentes 5 grávidas, cuja gravidez só foi possível após a embolização, estando duas no fim da gravidez.

Parte da assistênciaParte da assistência destacando-se na primeira fila à esquerda Maria do Rosário tratada na véspera e que teve alta 4 horas após a embolização, sem qualquer sintoma, apesar da grave anemia de 6g de hemoglobina. O facto de terem parado as hemorragias e de se sentir melhor no dia seguinte ao tratamento possibilitou-a de estar presente na reunião, o que seria impensável na véspera.

Professor Pereira Coelho durante a sua prelecção.

Professor Pereira Coelho durante a sua prelecção.

Prof. João Martins Pisco no meio de cinco grávidas, duas das quais no fim da gravidez.Prof. João Martins Pisco no meio de cinco grávidas, duas das quais no fim da gravidez.

 

27 de Outubro de 2007

Conferência sobre Embolização das Artérias Uterinas sob acupunctura, no Hospital Saint Louis, no Curso de Doutorameto  para médicos. Trataram-se duas doentes sob acupunctura tendo estado presentes alguns ginecologistas.

26 de Novembro de 2007

Em Chicago, no Congresso da Sociedade Americana de Radiologia, o Prof. Martins Pisco apresentou o seguinte trabalho: “How to reduce the post-embolization syndrome and to performe uterine artery embolization as an outpatient procedure”.

7 de Março de 2008

25º Encontro Médicos de Clínica Geral, Vilamoura
Embolização das Artérias Uterinas no tratamento de fibromiomas – Resultado a médio e longo termo.
Prof. Doutor Martins Pisco

8 de Março de 2008

Congresso Internacional sobre Acupunctura, Lisboa

Embolização das Artérias Uterinas sob Acupunctura, apresentada pelo Prof. Martins Pisco

III Encontro sobre Embolização das Artérias Uterinas, Associação Nacional de Farmácias, Lisboa foram apresentadas as seguintes comunicações:

– Introdução à Embolização das Artérias Uterinas no Hospital Saint Louis

– A Embolização das Artérias Uterinas – Série do Hospital Saint Louis

– A Embolização, Gestação e Fertilidade

-A embolização, a função ovárica, a gravidez e a qualidade de vida. Experiência Portuguesa.

15 de Março de 2008

4º Congresso Mundial de Naturistas e Medicinas Não Convencionais, Lisboa
Embolização das Artérias Uterinas no tratamento de fibromiomas
Prof. Doutor Martins Pisco

14 de Abril de 2008

Completam-se 600 doentes portadoras de fibromiomas uterinos tratadas por embolização das artérias uterinas, no Hospital Saint Louis.

6 de Junho de 2008

Comunicação sobre Embolização de Fibromiomas sob Acupunctura, no II Congresso de Global Embolization Symposium and Technologies, Barcelona

Professor Martins Pisco proferindo a sua comunicação, sobre embolização sob acupunctura.Professor Martins Pisco proferindo a sua comunicação, sobre embolização sob acupunctura.

O trabalho foi muito apreciado, pois continuamos a ser o único centro a efectuar o tratamento sob acupunctura, e um dos poucos centros no qual as doentes não sentem presentemente qualquer sintoma com a embolização, indo todas para casa 4 a 8 horas após a realização da técnica.

19 de Junho de 2008

Conferencia no Hospital de Abrantes para Ginecologistas dos Hospitais do Grupo Médio Tejo.

12 de Julho de 2008

Efectuou-se embolização em 8 pacientes, tendo 4 sido tratadas sob acupunctura e 4 sob anestesia local, a pedido de algumas jornalistas que estiveram presentes.

Duas das doentes tratadas já tinham sido submetidas a miomectomia sem resultado.

Apenas uma doente referiu ligeira dor e náuseas contudo, todas tiveram alta 4 a 6 horas após a embolização.

Estiveram presentes 9 ginecologistas.

O Prof. João Pisco fez uma palestra no Hospital Saint Louis sobre Resultados da Embolização em 645 doentes.

17 de Julho de 2008

Efectuou-se embolização de fibromiomas de 6 pacientes tendo sido usados pela primeira vez novos êmbolos – Embozene, que é uma mistura de polímeros. Nenhuma doente referiu qualquer sintoma e todas tiveram alta cerca de 4 a 6 horas após a embolização. Ficou surpreendida pelo facto das doentes não sentirem qualquer dor e continuarem sem dor sairem do Hospital.

Por tal motivo, enviou-me o seguinte e-mail, no qual pede o nosso protocolo para poder divulgar.

“Dr. Pisco, everyone on the CeloNova team is very interested to know how you prepare your patients for UFE, without an anesthesiologist, and what pain protocol you follow after the procedure. They are all very excited about your technique and wish to learn more.

Can you please send me this information so I share it with them? We will probably also refer to your protocol more officially with other UFE physicians, and certainly we would tell you first and we would refer to it as being Dr. Pisco’s pain management protocol so the credit and the credibility are preserved. This may lead to many physicians worldwide contacting you for some questions! I hope you will not mind…

Warm regards.

Best!” – Nadine

Agosto de 2008 – Alternative to hysterectomy in the management of leiomyoma

Publicado no boletim de ACOB (American College of Obstetrics and Gynecology)

A miomectomia, a Embolização das Artérias Uterinas (EAU) e Agonista Hormonais (GnRh) são incluídos no nível A de tratamento. Especificamente, refere, “Baseado nos resultados a curto e longo termo, a EAU é uma opção segura e eficaz para doentes seleccionadas que desejam manter o seu útero”.

15 de Setembro de 2008

CIRSE 2008 – COPENHAGEN

Apresentação de três trabalhos:

  • The impact of different size of PVA particles for uterine artery embolization for leiomyomas: a randomized study;
  • Spherical, non-spherical or combination of polyvinyl alcohol particles for uterine artery embolization for leiomyomas: a randomized study;
  • Sclerotherapy of ovarian vein varicocele: short- and long-term results

26 de Outubro de 2008

Conferência sobre embolização de fibromiomas no Serviço de Ginecologia do Hospital de Leiria.

08 de Novembro de 2008

Trataram-se 6 doentes, 3 com anestesia local e 3 sob acupunctura.

As doentes não referiram qualquer dor e todas tiveram alta cerca de 4 horas após a embolização. Destas doentes tratadas de referir uma testemunha de Jeová com anemia grave e que recusou transfusão sanguínea e histerectomia.

Assistiram alguns ginecologistas e médicos de clínica geral.

Estiveram presentes a RTP, um jornalista do jornal Publico e uma jornalista da revista Performance.

Neste dia, ultrapassaram-se as 700 doentes já tratadas por embolização das artérias uterinas.

13 de Dezembro de 2008

Conferência sobre embolização de fibromiomas sob acupunctura, na Associação Portuguesa de Acupunctura.

20 de Janeiro de 2009

Conferência sobre UFE with Embozene under acupuncture preliminary results.
Pisco, J. Martins
International Symposium on Endovascular Therapy, Miami

Prof. Martins Pisco, proferindo a sua conferencia.
Prof. Martins Pisco, proferindo a sua conferencia.

09 de Março de 2009

UTERINE ARTERY EMBOLIZATION UNDER ELECTROACUPUNCTURE FOR UTERINE FIBROIDS
João M. Pisco, MD, Mitsuharu Tsuchiya, MD, Tiago Bilhim, MD, Marisa Duarte, MD, Daniela Santos, MD, Antonio G. Oliveira MD.
Apresentado no Congresso SIR 2009, San Diego

09 de Março de 2009

MANAGEMENT OF UTERINE ARTERY EMBOLIZATION FOR FIBROIDS AS AN OUTPATIENT PROCEDURE
João M. Pisco, Tiago Bilhim, Marisa Duarte, Daniela Santos.
Apresentado no Congresso SIR 2009, San Diego

14 de Março de 2009

Embolização de Fibromiomas Uterinos
João M. Pisco
Congresso Internacional de Naturalogia, Lisboa

26 de Março de 2009

Experiência preliminar com Embozene (microesferas) em Embolização Uterina
J. Martins Pisco
XVI Curso de Actualização, Radiologia Tórax e Intervenção, ESTEsL, Lisboa

28 de Março de 2009

No Hospital Saint Louis efectuou-se embolização de um fibromioma.
Colaboraram os Professores Nestor Kisilevki, Marc Sapoval e Antonios Polydorou com o Prof. Martins Pisco
Assistiram vários participantes do XVI Curso Pós Graduado.

Na sala de Angiografia, da esquerda para a direita os Professores Nestor Kisilevzky, Martins Pisco, Marc Sapoval e Antonios Polydorou
Na sala de Angiografia, da esquerda para a direita os Professores Nestor Kisilevzky, Martins Pisco, Marc Sapoval e Antonios Polydorou

Os professores Martins Pisco e Antonios Polydorou rodeados por participantes na Sessão de Demonstração ao vivo.
Os professores Martins Pisco e Antonios Polydorou rodeados por participantes na Sessão de Demonstração ao vivo.

28 de Março de 2009

A embolização de fibromiomas no Hospital Saint Louis
J. Martins Pisco
IV Encontro sobre “Embolização De Fibromiomas Uterinos” ESTEsL, Lisboa

04 de Abril de 2009

Conferencia: Saúde sexual e reprodutiva da mulher.
Movimento Democrático da Mulher, Lagos

15 de Abril de 2009

Conferencia: Resultado da Embolização das Artérias Uterinas em 767 pacientes
Escola Secundária de Amélia Rey Colaço, Lisboa

21 de Abril de 2009

Embolização das Artérias Uterinas
Reunião dos Serviços de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital São Francisco Xavier

15 de Maio de 2009

Moderador de Sessão sobre “Radiologia de Intervenção da Mulher”
XI Congresso Nacional da Sociedade Espanhola de Radiologia Vascular e Intervencionista, Porto

23 de Maio de 2009

Embolização dos Fibromiomas Uterinos
XXXVI Congresso de Medicina Natural
VI – congresso da CNET

30 de Maio de 2009

Conferência Tratamento de Miomas Uterinos – Embolização das Artérias Uterinas
Lançamento Nacional do Livro “Não me Tirem o Útero” de Pedro Laranjeira
Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha

15 de Junho de 2009

Completam-se 800 pacientes tratadas por embolização.

20 de Julho de 2009

Embolização dos Fibromiomas Uterinos
I Encontro de Saúde da ESSa7
Escola Superior de Saúde de Faro da Universidade do Algarve

24 de Agosto de 2009

Seis horas após a embolização a paciente Mónica P. F. nº 842 regressou ao Porto de avião.
A nível mundial, será seguramente a 1ª paciente a regressar a casa de avião após a embolização de fibromiomas uterinos.

As doentes da Madeira e Açores poderão regressar de avião 2 dias após a embolização, e as doentes de outros continentes uma semana depois.

21 de Setembro de 2009

Pregnancy after fibroid embolization.
João Pisco, Marisa Duarte, Tiago Bilhim
Apresentado no Congresso CIRSE 2009, Lisboa

Different size of PVA particles. Does it matter?

João Pisco, Marisa Duarte, Tiago Bilhim
Apresentado no Congresso CIRSE 2009, Lisboa

22 de Setembro 2009

Demonstrações ao vivo no Hospital Saint Louis.
Trataram-se 3 doentes com microesferas de Embozene uma das quais sob acupunctura.
Estiveram presentes os seguintes radiologistas de intervenção do Reino Unido:
Dr. Ganrang; Dr. Timothy; Dr. Hacking.
Dr. Hacking é um dos pioneiros da embolização uterina, contando com cerca de 1200 embolizações já efectuadas.

7  de Outubro de 2009

II Curso Anual da Sociedade de Radiologia Vascular e Intervenção da Índia, New Delhi.
O professor Martins Pisco apresenta os temas: Current practice standards based on the outcomes of recent clinical trials & registries – Uterine fibroid embolization; Pregnancy after uterine fibroid embolization.

8 de Outubro de 2009, New Delhi, Índia

12th Annual Conferense of Indian Society of Vascular & Interventional Radiology o Prof. Martins Pisco apresenta o tema: Uterine Fibroids Embolization.

New Dehli 1

23 de Outubro de 2009

1ª Jornada de Imagiologia Vascular e Ginecologia do Algarve.
O Professor Martins Pisco apresenta os temas: Fibromiomas uterinos, tratamento por embolização. Casuística do Hospital Saint Louis e Gravidez após a embolização.

7 de Novembro de 2009

Congresso SOBRICE – São Paulo

O Professor Martins Pisco moderando uma das sessões no Congresso do Sobrice - São Paulo
O Professor Martins Pisco moderando uma das sessões no Congresso do Sobrice – São Paulo

O Professor Martins Pisco na comunicação sobre gravidez após a embolização de fibromiomas no Congresso da Sobrice - São Paulo
O Professor Martins Pisco na comunicação sobre gravidez após a embolização de fibromiomas no Congresso da Sobrice – São Paulo

O Professor Martins Pisco no workshop sobre embolização uterina no Congresso Sobrice - São PauloO Professor Martins Pisco no workshop sobre embolização uterina no Congresso Sobrice – São Paulo

12 de Dezembro de 2009

Anestesia com electroacupunctura na embolização de fibromiomas uterinos.
Jornadas de Acupunctura – Lisboa.

14 de Janeiro de 2010

Ultrapassaram-se as 900 embolizações das artérias uterinas, no Hospital Saint Louis

26 de Fevereiro de 2010

Nas XIV Jornadas Nacionais Patient Care, em Lisboa, apresentou:
– Tratamento dos miomas uterinos através da embolização.

14 de Março 2010

No Congresso da Sociedade de Radiologia de Intervenção em Tampa, apresentou os temas:
– Outcome of Pregnancy after uterine fibroid embolization
– Different size of PVA particles in uterine fibroid embolization

16 de Março 2010

Conferência de Imprensa sobre Gravidez após Embolização de Fibromiomas Uterinos, Tampa, durante o congresso do SIR

07 de Abril 2010

Angiografia de Intervenção Vascular. Ténicas de Intervenção em Ginecologia.
Conferência na Escola de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa
Prof. Dr. Martins Pisco

04 de Maio 2010

Técnicas de Intervenção e suas indicações em Ginecologia
Centro de Saúde Rua Luz Soriano
Prof. Dr. Martins Pisco

13 de Maio 2010

Intervenção em Ginecologia: Técnicas e Indicações.
Apresentam-se os resultados das 959 pacientes já tratadas.
CNR- Congresso Nacional de Radiologia
Prof. Martins Pisco

22 de Julho 2010

Completam-se 1000 pacientes tratadas.

08 de Agosto 2010

Conferência no programa Reporter Cidadão na TV da Gente do Ceará (Brasil) sobre Embolização de Fibromiomas Uterinos.

06 Outubro 2010

Long term results of uterine fibroid embolization.
Cirse 2010, Valença.

16 Outubro 2010

Tratamentos Endovasculares Inovadores
(onde abordou o tema Embolização de Fibromiomas Uterinos)
XI Simpósio Internacional de Angiologia e Cirurgia Vascular Porto 16 de Outubro 2010

08 Novembro 2010

Tratamentos Inovadores por Embolização: Fibromiomas e Hiperplasia Benigna da Próstata
115º Aniversario descoberta RX
Salão Nobre Hospital São José, Lisboa

02 Dezembro 2010

1 – Uterine Artery Embolization and beyond for Symptomatic Uterine Fibroids and Adenomyosis
Tiago Bilhim; João M. Pisco; Sandra M. Duarte; Hugo A. Rio Tinto.
Poster RSNA 2010, Chicago

2 – Quality of Life after Uterine Fibroid Embolization in Women with Symptomatic Uterine Fibroids: Midterm Results
Author List: Sandra Marisa Duarte, João Martins Pisco, Tiago Bilhim, Hugo Alexandre Meireles Rio Tinto
Poster RSNA 2010, Chicago

3 – High Rate of Successful Pregnancies with Live Births after Uterine Fibroid Embolization.
João M. Pisco; Sandra M. Duarte; Tiago Bilhim; Hugo A. Rio Tinto
Comunicação oral – RSNA 2010, Chicago

10 Dezembro 2010

NOVAS TÉCNICAS PARA VELHAS DOENÇAS
Onde abordou o tema da Embolização de Fibromiomas Uterinos
1st International Forum Vascular on Diseases 09 – 11 Dezembro, Lisboa

26 de Março de 2011

Long term outcome of uterine fibroids embolization
Poster – SIR – Chicago

7 de Abril de 2011

São tratadas no Hospital de St. Louis uma paciente com fibromioma uterino, uma paciente com esclerose múltipla e um paciente com Hiperplasia Benigna da Prostata. Assistem os professores James Spies, Jonh Kaufman dos EUA , o professor Luis Correia do Brasil e a Drª Claire Kaufman.

Às 14h inicia-se o V encontro sobre fibromiomas uterinos, na ESTEsL. Participam os radiologistas acima mencionados.
Estiveram presentes 185 pacientes já tratadas, 49 ginecologistas, 3 grávidas e 15 crianças nascidas após a embolização.

19 de Abril de 2011

30ª Aniversário da Introdução da Angioplastia, Hospital Santa Marta.
Apresentam-se as várias técnicas de Intervenção introduzidas pelo Professor Martins Pisco, dentro das quais mencionou a EAU, embolização na HBP e o tratamento endovascular da esclerose múltipla.

8 de Maio de 2011

No XVII Curso Pós-Graduado de Radiologia Osteoarticular e de Intervenção, EM Lisboa, apresentaram-se os seguintes trabalhos:

– Qualidade de vida após UAE – Dra. Marisa Duarte
– Selecção de pacientes para UAE – Professor James Spies
– UAE no Estado da Califórnia do Sul – Professor Marcelo Guimarães

9 de Maio de 2011

No Hospital Saint Louis trataram-se doentes com esclerose múltipla, HBP e fibromiomas uterinos. Assistem Radiologistas de Intervenção dos EUA e Brasil.


Na suite de Intervenção e da esquerda para a direita, Drs. Claire Kaufman, John Kaufmena, James Spies, Luiz Correa e Professor João Pisco


Os mesmos médicos e parte da equipa: Dr. Tiago Bilhim à esquerda, Dr. Hugo Rio Tinto, em baixo à esquerda e Dra. Lúcia Fernandes em baixo à direita.

8 de Agosto de 2011

Ultrapassaram-se as 1200 doentes já tratadas por embolização das artérias uterinas.

28 de Novembro de 2011

Long-term Outcome of Uterine Fibroid Embolization with Successful Pregnancy Rate
JM Pisco, MD, Lisbon, PORTUGAL; SM Duarte, MD; T Bilhim, MD; HA Rio Tinto, MD; LC Fernandes, MD

25 de Março de 2012

S. Francisco, California, no congresso da Sociedade de Radiologia de Intervenção, o Prof. Martins Pisco apresentou a comunicação “Safety and Efficacy of Partial Uterine Fibroid Embolization for a Spontaneous Successful and Finished Pregnancy with Birth.”

2 de Abril de 2012

Ultrapassaram-se as 1300 doentes já tratadas por embolização das artérias uterinas.

26 de Maio de 2012

Embolização de fibromiomas uterinos – IV Congresso de Cirurgia Mininvasiva – Porto.

29 de Outubro de 2012

Trataram-se6 pacientes na Clínica Sagrada Esperança em Luanda.

29 e 30 de Outubro de 2012

Na clínica Sagrada Esperança em Luanda trataram-se 6 pacientes da Embolização de Fibromiomas uterinos, ultrapassando as 1400 pacientes tratadas.

31 Outubro e 1 de novembro de 2012

I Congresso de Obstetrícia e Genecologia de Angola.

1 Novembro, 2012

MP recebendo o prémio, pela inovação e resultados da técnica efectuada, das mãos do Ministro da Saúde de Angola Dr. José Van Dunan

18 Maio, 2013 – VI Encontro sobre Embolização na ESTeSL.

Estiveram presentes 58 pacientes já tratadas por embolização de fibromiomas. Dentro delas esteve uma grávida de 6 meses e 2 acompanhadas por filhos nascidos após a embolização. As 3 referiram ter efectuado miomectomia sem êxito, após a qual foram informadas pelos respectivos ginecologistas de que teriam de efectuar embolização, pois seria impossível engravidar devido aos seus miomas.

24 Maio, 2013 – Santander – XIII Congresso de SERVEI,  num simposium sobre embolização de fibromiomas. Professor Martins Pisco foi o único prolector.

 

 

Partilhe este conteúdo

Comentários: 7

  1. Fernanda Aguiar e Mira says:

    Hoje dia 21 de Janeiro de 2011, 15 dias depois de ter sido submetida a uma intervenção de histerectomia total abdominal + anexectomia bilateral, vi na TVI “Você na tv” o Dr. Martins Pisco a falar exactamente o que eu sempre achei que seria possível, ele estava a falar da próstata, mas começou há uma série de anos com mulheres. Sempre vigiei e fiz exames anuais, mas de repente um dos miomas aumentou imenso (13cmx7,5cm) em 2009, fui ao ginecologista onde ele me disse que era para tirar tudo. Não estava à espera disto e achei que com a menopausa a chegar isto reduziria e resolvi não avançar com a cirurgia. Na minha cabeça devia haver algo que “estrangulasse” a alimentaação dos vasos sanguíneos ao mioma, pois assim sendo, ele mirraria. Mas nunca ninguém me deu sugestão nenhuma nesse sentido e poucos meses depois aumentou um disparate (30cmx20cm) parecia que estava grávida de 6 ou 7 meses. Acabei por ter de resolver, mesmo contra a minha vontade, fazer a cirurgia, pois o incómodo era enorme e sem expectativa de retorno. 15 dias depois de ter sido operada, de estar em recuperação, que é uma chatice enorme, pois não se pode fazer nada nos primeiros tempos e isto envolve mais ou menos 3 meses, vejo este programa… Tenho pena de não ter sabido antes, mas espero que o programa tenha servido para alertar outras mulheres e homens neste caso que há alternativas, mais rápidas, sem dor, sem recuperação, e podem ser mães, pois muitas que passaram por isto, gostariam de o ter sido. Eu felizmente tive dois,pois só agora aos 51 é que isto aconteceu. Resumindo, lamento sinceramente que coisas destas que interessam à maioria das pessoas, não sejam divulgadas como deveriam ser, pois os telejornais enchem-nos de notícias que não têm o menor interesse e notícias boas como esta, não são faladas, ou falam numa notícia pequena e nunca mais tornam ao assunto!! É lamentável…

  2. Paulo de Tarso says:

    Favor informar se existe no Brasil algum médico ou clínica credenciada ou capacitada em fazer a embobilização das artérias prostáticas. Caso não exista a possibilidade de faze-lo em Portugal. Obrigado Paulo de Tarso

  3. Maria Fátima Soares says:

    Eu fiz a minha embolização no Hospital de São João e correu muito bem.

  4. Can you suggest a good hosting provider at a honest price? Thanks a lot, I appreciate it!

  5. Everyone loves what you guys are up too.

  6. Maria Elizabeth Agostinho says:

    bom dia sou angolana. vivo em luanda estive em lisboa nos dias 2 a 18 de agosto em consulta na clinica gerações.tenho miomatose e meu abdomen está com tamanho de uma mulher em gestação de 4 a 5 meses. o seguro em angola não me fará a cobertura dos custos. quero operar o mais rápido possivel. o que vocês podem fazer ou que me podem sugerir.obrigada

  7. Pina says:

    respondemos por email

Deixe o seu comentário: