Hiperplasia Benigna da Próstata - Novo tratamento - A Embolização

A embolização das artérias hipogástricas tem sido tentada e descrita para tratamento de situações de hemorragia incontrolável secundária a situações oncológicas prostáticas ou vesicais ou a cirurgia.

A embolização arterial supraselectiva para tratamento da sintomatologia urinária secundária a HBP foi a técnica utilizada num doente com hematúria persistente e descrita por DeMeritt em 2000. Posteriormente, em 2008, Francisco Carnevale, publicou dois casos com retenção urinária e algália, que tratou por embolização.

Nós próprios publicámos, em 1989, na revista americana Radiology a sua realização em hemorragias incontroláveis da pélvis por neoplasias.

A embolização das artérias prostáticas (EAP) no Tratamento da Hiperplasia Benigna é uma técnica inovadora, minimamente invasiva, no alívio dos sintomas, que é realizada no Hospital de S. Louis, com menos riscos que as técnicas cirúrgicas. A embolização é efectuada por um radiologista de intervenção com treino e experiência em técnicas de embolização. O seu objectivo é interromper parcialmente a circulação sanguínea parcial que irriga a próstata, resolvendo o problema de forma rápida e duradoura e preservando a próstata. Sem irrigação sanguínea, a próstata poderá atrofiar-se e os sintomas desaparecem. Nem sempre se verifica redução do volume da próstata. Em 20% dos doentes que melhoram a próstata não reduz de dimensões. Mais importante do que a redução do volume da próstata é a melhoria dos sintomas. A finalidade da embolização é o alívio dos sintomas e não a redução do volume da próstata.

Após a embolização não ocorre necrose da próstata pelo facto da interrupção da irrigação ser só parcial. A prostata é um orgão extremamente vascularizado  por isso a necrose nunca ocorrerá.

A equipa de Radiologia de Intervenção do Hospital Saint Louis depois de ter efectuado a embolização com sucesso, em mais de 1400 pacientes com fibromiomas uterinos está agora a realizar a embolização na hiperplasia benigna da próstata, que iniciou em Março de 2009, tendo completado 350 embolizações na HBP, em Outubro de 2012.

ESQUEMA DA EMBOLIZAÇÃO

 

Partilhe este conteúdo

Comentários: 10

  1. Mário Abrantes de Figueiredo - Elvas diz:

    O que terei de fazer para ir a uma consulta por causa
    de um adenoma do 1º.grau que me incomoda e me faz tomar diariamente CARDURA GITS ?
    Muito obrigado

  2. antonio ferreira diz:

    Diz: com a embolização deixa de haver irrigação sanguínea, a próstata atrofia e os sintomas desaparecem. A m/ pergunta é: A interrupção da irrigação é total? É qque se o for, a pouco e pouco ou imediatamente há a necrose da próstata e por isso terá de ser extraida, o que se pretendia evitar.
    Desde já grato pela resposta

  3. Sebastiao Barbosa da silva diz:

    A minha pergunta é: se interromper a irrigação sanguinea haverá necrose e retirada da próstata. desejo saber mais.

  4. Tamer Erik diz:

    Quase a mesma pergunta do Sr.Antonio Ferreira. Por favor, com a embolização, pode haver necrose da glândula prostática devido a interrupção da irrigação sanguínea? Se houver, qual a consequência desta situação no futuro? Se houver necrose, mesmo que parcial, novamente por favor nos de uma luz sobre esta situação,

    obrigado

    05/12/2011

  5. elizabetep diz:

    Exmo. Senhor,
    Qualquer questão deverá enviar um e-mail para jpisco@hslouis.pt mailto:jpisco@hslouis.pt
    Cumprimentos,

  6. Margarida cabanita diz:

    Exmº Dr
    O meu marido tem algum tempo 100mg de tamanho da glande da próstata,e o PSA total 6.59 PSA livre 1.62.tem muita dificuldade em urinar, e o nosso médico de família diz que nada pode fazer, além dos comprimidos que toma para ajudar a urinar já há mais de cinco anos,não sei o que fazer,gostaria muito de uma opinião se for possivel.
    Desde já o meu agradecimento,muitos cumprimentos. Margaria

  7. HELIO GUIMARAES diz:

    Existe algum medico no Brasil que esteja aplicando a tecnica de embolização prostatica? Poderia me fornecer o contato?

    Grato.

    Helio Guimarães

  8. elizabetep diz:

    O Dr. Nestor Kisilevzki.

  9. Joaquim António Pereira diz:

    Exmº Senhor Professor.
    Eu Joaquim Pereira tenho 58 anos e porque ouvi parte da entevista que concedeu no programa A tarde é sua da TVI, dado que não ouvi toda, fiquei curioso, e porque estou com alguns dos sintomas que fez referencia, (já fiz ecografia da prostata que deu velume muito aumentado aguardo consulta do medico de familia).
    Estaria disponivel para participar no exame que fez referencia para provar a eficacia do tratamento inovação.
    Sem outro assunto
    Joaquim Pereira

  10. Pina diz:

    Bom Dia,
    As consultas do Prof. Pisco são a 2ª feira das 9h as 11h e a 3ª e 4ª feira das 9h as 15h30. Pode marcar pelo tlf: 213216557 ou dar uma sugestão de data e hora da sua conveniência em resposta a este email.

Deixe o seu comentário: