Hiperplasia Benigna da Próstata - Novo tratamento - Como tudo começou

Iniciámos a embolização das artérias uterinas no tratamento de fibromiomas uterinos em 24-6-2004. Decorridos 3 anos, e após termos tratado cerca de 800 pacientes com excelentes resultados e tendo conhecimento das complicações graves após a cirurgia à hiperplasia benigna da próstata (HBP), pensamos que o mesmo tratamento poderia ser aplicado àquela doença. Para o efeito contactamos alguns dos mais prestigiados urologistas de Lisboa, para que pudessemos iniciar a técnica num paciente com contra-indicação para a cirurgia.

Em Outubro de 2008 faleceu o meu irmão com 64 anos, constituição física de atleta, saúdavel, uma pessoa excepcional. A morte ocorreu após cirurgia à próstata, por um dos mais prestigiados urologistas do país,de que resultou incontinencia urinária e um enfarto fatal. Tal facto fez crescer em mim o interesse de poder iniciar uma alternativa terapêutica nos inúmeros pacientes com HBP, dadas as várias complicações da cirurgia.

No Jantar de Natal H. S. Louis em 2009, por mero acaso, a meu lado sentou-se um distinto urologista que não conhecia. Ao referir-lhe o meu projecto sobre o tratamento inovador da HBP, ficou entusiasmado e mostrou disponibilidade para integrar a equipa que se viesse constituir.

Em Fevereiro de 2009 o paciente Manuel Inácio de 76 anos de idade, meu amigo e conterrâneo procurou-me. Estava em retenção urinária com algália havia 3 meses. Pediu-me que o tratasse pelo mesmo processo que teria usado para tratar um fibromioma uterino de uma paciente sua conhecida. Recusava cirurgia por já ter sido submetido a 3 intervenções. Por tratar-se de um amigo não aceitei que fosse ele o primeiro paciente a ser submetido à técnica inovadora que tinha em mente, pois também não o fizera para o meu irmão. Após grande insistência acedi ao seu desejo. Expliquei-lhe a técnica a que seria submetido, e depois da realização de alguns exames, foi avaliado pelo urologista da equipa. Após o seu acordo, em Março de 2009 efectuei o tratamento que há muito tinha em mente. Cinco dias depois o paciente estava sem algália e urinava com bom fluxo.

Seis meses depois engravidava a namorada de 39 anos. Dado o excelente resultado obtido, comecei a tratar amigos com HBP a custo zero, por acordo com a administração do H. S. Louis.

O apoio solicitado à FCM de cujo conselho cientifico faziamos parte foi recusado.

Entretanto 2 Comissões de Ética de Hospitais de Lisboa aprovaram o projecto.

 

Partilhe este conteúdo

Comentários: 4

  1. Joana Teresa da Costa says:

    Boa noite Doctor martins pisco, preciso tanto da sua ajuda quero faser uma cirurgia trata-se um caso de miomas, quero marcar essa consulta preciso do endereço e quando pode ser, e quanto custa.

    obs: vivo en Angola provincia de luanda B.hoji va henda.

  2. elizabetep says:

    Pode marcar através do número 213216557

  3. DAMAS says:

    j ai 78 ans une hyper trophie begnime de la prostate je suis interessé par votre mode d intervention. pouvez vous m indiquer les formalités pour me faire operer dans votre clinique

  4. elizabetep says:

    Répondre par email

Deixe o seu comentário: