Hiperplasia Benigna da Próstata - Novo tratamento - Consulta pré-embolização

Qualquer paciente candidato à embolização será estudado em consulta de Radiologia de Intervenção no Hospital Saint Louis.

A técnica, os resultados e os riscos serão então explicados num pequeno panfleto com toda a informação que é então entregue ao doente. Para esta consulta o paciente deve levar todos os exames efectuados incluindo o PSA, a ecografia por via rectal para medição do volume da próstata  e o resíduo vesical após micção. Enquanto espera a consulta, o paciente preencherá os questionário de qualidade de vida IPSS (International Prostate Score Symptom) e questionário da função eréctil IIEF (International Index Erectile Function).
Se o PSA for superior a 4,  terá de se efectuar biópsia a fim de excluir patologia maligna.

Para avaliar a possibilidade de efectuar a embolização, os pacientes com indicação para a embolização necessitam de efectuar angiografia por TAC a fim de estudar estes vasos, e alguns a Ressonância Magnética.

A técnica distingue-se de todos os outros tratamentos alternativos da HBP devido á sua eficácia e eficiência, por ser bastante rápida, menos dolorosa e de recuperação bastante rápida! Por outro é uma técnica não invasiva e não dolorosa.

Se viver no estrangeiro
Deverá enviar os seguintes exames, para uma avaliação prévia antes da consulta: PSA e relatório da ecografia rectal com medição do volume da próstata, fluxo urinário e resíduo vesical pós miccional, colesterol, creatinina e glicémia.
Deverá tambeém preencher os questionários IPSS e qualidade de Vida e informar se é fumador, que medicamentos toma para a prostata e outros medicamentos, a idade e outras doenças.

IIEF IPSS

Como poderei saber se a minha próstata poderá ser tratada por este método inovador?
Deverá efectuar os seguintes exames: ecografia da próstata pelo recto com medição do volume da próstata, o fluxo urinário, o resíduo pós-miccional e o PSA. Se o volume da próstata for superior a 40cc, o fluxo urinário inferior a 12 mL/s e tiver alguns dos sintomas atrás mencionados na apresentação clinica terá em principio indicação para efectuar o tratamento. O PSA é determinado apenas para excluir a possibilidade de tumor maligno.

Depois de recebermos estes elementos será informado se tem indicação para efectuar a embolização. Se tiver indicação marcará então consulta e a data do tratamento. Antes da embolização e em Lisboa deverá realizar uma angiografia por TAC para avaliar os vasos a serem embolizados.

Toda a avaliação pré e pós embolização será efectuada no Hospital St. Louis, a fim de os resultados da embolização poderem ser mais valorizados correctamente.

Os pacientes cujos sintomas são causados por problemas urinários serão excluidos, pois com a embolização não melhorarão. Em caso de dúvida terão de efectuar o estudo urodinâmico.

 

Partilhe este conteúdo

Comentários: 58

  1. Jaime Miranda says:

    Morador na região do Porto, 62 anos, PSA 7,67 e antecedentes familiares. Diagnostico recente de adenocarcinoma da prostata no lobo esq nível 7 (4+3). Area nodular com hiposinal na vertente lateral do terço médio da região periférica esq da prostata, suspeita de neoplasia.
    Será que a técnica especificada é aplicável a este meu caso? ou só me resta o que sempre me foi preconizado, ie, a cirurgia
    Melhores cumprimentos

  2. Leôncio Carmo says:

    Necessito de tratamento de embolização para a próstata.

  3. Alfredo Nunes Mendes says:

    Boa tarde
    Tenho HBP há vários anos acompanhada de prostatites constantes com dores horríveis (abdominais, pélvicas, penianas e anais) e sempre tive receio de me submeter a uma cirurgia da próstata, já aconselhada pelo meu urologista.
    – Tenho 53 anos e encontro-me medicado com Permixon; oleo pevides de abóbora, entre outros suplementos.
    – Gostaria de pedir alguns esclarecimentos sobre a embolização das artérias da próstata:
    – Como marcar consulta e quais os exames que devo levar?
    – Tenho comigo os resultados dos seguintes exames: PSA=0.71 de outubro 2016; Fluxometria; Ecografia Renal, Vesical e Prostática transrectal de meados 2015. Posso enviar por e-mail. Queria saber se estes exames servem ou terei de repetir algum.
    – Gostaria de saber os custos totais da intervenção, quantos dias serão necessários, condições de pagamento e as garantias que são dadas aos pacientes.
    – Quando seria possível realizar a intervenção cirúrgica?
    – Fico a aguardar a vossa resposta para o meu ‘e-mail’.
    – Há acordo com a ADSE.

    Atentamente

  4. Joaquim Antunes Arrenega says:

    Há vários anos que urino muito vez ao dia,e de noite.
    Por isso o meu médico receito-me e estou a tomar SILODYX 8mg, mas as vezes para urinar são as mesmas, mais ou menos 2 em 2 horas.

    As ultimas análises que fiz o PSA era de 0,72.

    Fiz agora uma ecotomografia próstatica trans-rectal e vesiculas seminais em que tenho um quadro de H.B.P., em que tenho a prostata com a largura, a altura, e espessura obtidas foram 51; 47; 38 mm, indicando o peso aproximado de 48 gr.

    Penso que estou estou nas condições de fazer embolização da próstata, mas gostaria de saber em quanto me ficava essa intervenção, e aos custos associados.
    Agradeço a vossa resposta.

    Atenciosamente

    Joaquim Antunes

  5. Pina says:

    Boa Tarde,

    A particular fica em 4450€

  6. Joaquim Antunes Arrenega says:

    Obrigado pela resposta.
    Só mais uma pergunta, fazem pelo serviço nacional de saúde?

    Cumprimentos

    Joaquim Antunes

  7. Pina says:

    Não temos nenhum acordo com o SNS

  8. Joaquim Antunes Arrenega says:

    Mais uma vez obrigado pela resposta. Assim não tenho nenhuma hipotese, é demasiado caro para as minhas possibilidades.

    Cumprimentos

    Joaquim Antunes

Deixe o seu comentário: