Hiperplasia Benigna da Próstata - Novo tratamento - Consulta pré-embolização

 

Qualquer paciente candidato à embolização será estudado em consulta de Radiologia de Intervenção no Hospital Saint Louis.

A técnica, os resultados e os riscos serão então explicados num pequeno panfleto com toda a informação que é então entregue ao doente. Para esta consulta o paciente deve levar todos os exames efectuados incluindo o PSA, a ecografia por via rectal para medição do volume da próstata  e o resíduo vesical após micção. Enquanto espera a consulta, o paciente preencherá os questionário de qualidade de vida (International Prostate Score Symptom)

 

 

e questionário da função erectile

 

(International Index Erectile Function).
Se o PSA for superior a 4,  terá de se efectuar biópsia a fim de excluir patologia maligna.

Para avaliar a possibilidade de efectuar a embolização, os pacientes com indicação para a embolização necessitam de efectuar angiografia por TAC a fim de estudar estes vasos, e alguns a Ressonância Magnética.

A técnica distingue-se de todos os outros tratamentos alternativos da HBP devido á sua eficácia e eficiência, por ser bastante rápida, menos dolorosa e de recuperação bastante rápida! Por outro é uma técnica não invasiva e não dolorosa.

Se viver no estrangeiro
Deverá enviar os seguintes exames, para uma avaliação prévia antes da consulta: PSA e relatório da ecografia rectal com medição do volume da próstata, fluxo urinário e resíduo vesical pós miccional, colesterol, creatinina e glicémia.
Deverá tambeém preencher os questionários IPSS e qualidade de Vida e informar se é fumador, que medicamentos toma para a prostata e outros medicamentos, a idade e outras doenças.

 

Como poderei saber se a minha próstata poderá ser tratada por este método inovador?
Deverá efectuar os seguintes exames: ecografia da próstata pelo recto com medição do volume da próstata, o fluxo urinário, o resíduo pós-miccional e o PSA. Se o volume da próstata for superior a 40cc, o fluxo urinário inferior a 12 mL/s e tiver alguns dos sintomas atrás mencionados na apresentação clinica terá em principio indicação para efectuar o tratamento. O PSA é determinado apenas para excluir a possibilidade de tumor maligno.

Depois de recebermos estes elementos será informado se tem indicação para efectuar a embolização. Se tiver indicação marcará então consulta e a data do tratamento. Antes da embolização e em Lisboa deverá realizar uma angiografia por TAC para avaliar os vasos a serem embolizados.

Toda a avaliação pré e pós embolização será efectuada no Hospital St. Louis, a fim de os resultados da embolização poderem ser mais valorizados correctamente.

Os pacientes cujos sintomas são causados por problemas urinários serão excluidos, pois com a embolização não melhorarão. Em caso de dúvida terão de efectuar o estudo urodinâmico.

 

Partilhe este conteúdo

Comentários: 75

  1. Agradeço marcação de consulta para Professor Dr. Martisns Pisco, sobre embolização da póstta.
    Agradecendo desde já a brevidade possivel, com os melhoes cumprimentos.

  2. Eduardo Martins says:

    Agradecia a marcação de uma consulta o mais breve possível. Tenho 49 anos,tenho todos os exames feitos (biópsia, Ecografias prostáticas, PSA e PCA3, e fiz teste rectal prostático). Felizmente, todos eles concluiram por não existência de patologia maligna. No enatanto, continuo a ter o PSA elevado (cerca de 4,8) e sinto alguma quebra da apetência sexual e alguma disfunção eréctil, associada. Por outro lado, segundo os urologistas que consultei, tenho a próstata com o dobro do tamanho normal.Assim, gostaria de me submeter ao método que vem utilizando com sucesso.

    Muito obrigado

  3. Serafim Vieira Machado says:

    Tenho hiperplasia benigna de prostata 9mm.Gostaria marcar uma consulta para o Dr. Martins Pisco.
    Com os melhores comprimento,agradecendo a vossa atenção.

  4. Julio P Frausto Basso says:

    Tenho 78 anos. A prostata um pouco grande.
    Micção muito frequente. Ardor na uretra.
    PSH 3.0
    Devo fazer embolização?
    Cumps
    Julio Basso

  5. elizabetep says:

    Exmo. Senhor

    Deve fazer Ecografia por via rectal e vesical com avaliação de residuo pós miccional e fluxometria.
    Depois deverá marcar consulta por telefone para 213216500/57 para ser avaliado.

  6. frank martini claro says:

    resido no Brasil, tenho interesse em fazer o tratamento para hiperplasia benigna – prostata com 70 gramas.
    gostaria de saber qual o hospital, cidade, preço total do tratamento e quantos dias.

  7. joão joaquim costa says:

    Tenho HBP há vários anos e sempre tive receio de me submeter a uma cirurgia da próstata.
    Gostaria de pedir alguns esclarecimentos sobre a embolização das artérias da próstata:

    – Qual o custo do tratamento, e se há acordo de comparticipação com alguma seguradora.

    – Como marcar consulta, quais os exames que devo levar para essa consulta, onde fazer esses exames, e quem mos receita .

    Obrigado ,

    jjcosta

  8. JOAO GUALBERO REIS DE ANDRADE says:

    Bom dia,
    Resido no Brasil, tenho interesse em fazer o tratamento para hiperplasia benigna, por estar com muita dificuldade em minha vida sexual e estar com minha próstata muito dilatada, fato constatado em exame de toque.
    gostaria de saber qual o hospital, cidade, preço total do tratamento e quantos dias serão necessários.
    Obrigado pela atenção.
    João Gualberto

  9. elizabetep says:

    Exma. Senhor,
    Qualquer questão deverá enviar um e-mail para jpisco@hslouis.pt mailto:jpisco@hslouis.pt
    Cumprimentos,

  10. elizabetep says:

    Exmo. Senhor,
    Qualquer questão deverá enviar um e-mail para jpisco@hslouis.pt mailto:jpisco@hslouis.pt
    Cumprimentos,

  11. elizabetep says:

    Exmo. Senhor,
    Qualquer questão deverá enviar um e-mail para jpisco@hslouis.pt
    Cumprimentos,

  12. EDVALDO PEDRO DA SILVA says:

    tenho as condições previstas para embolização da próstata. moro no brasil. queria saber o preço para eu avaliar as minhas possibilidades. Por favor, pelo menos uma faixa de preço.
    GOSTARIA DE TER UMA BASE DO VALOR

  13. elizabetep says:

    As questões foram respondidas por email

  14. Cristina Gomes says:

    Ex.mos Senhores
    Precisava de marcar uma consulta para um paciente, cidadão alemão e desejava ser contactada para esse efeito.
    Na expectativa das V/prezadas notícias
    C.Gomes

  15. Pina says:

    resposta dada por email

  16. At:dr pisco martins

    Meu nome de arede vivo no africa do sul, tenho problema de prostite e precisava de marcar uma consulta dia 21 de agosto altura que estarei em lisboa, como so poderei ficar ate dia 26 do mesmo mes agradecia me ajudasse neste sentido

    Sem mais antecipadamente meus respeitosos cumprimentos

    M.F.DE AREDE

  17. Pina says:

    O prof. Pisco encontra-se de férias na ultima quinzena de Agosto

  18. nelson oliveira says:

    Caro Dr.
    Pode indicar onde fazer os exames definidos para a sua avaliação
    em Lisboa

  19. Pina says:

    vai ser respondido por mail

  20. Domingos Alves martins says:

    Gostaria de marcar uma consulta urgente para o meu pai,com o professor Martins Pisco. E muito urgente. Se necessitar de dados posso dar. Cláudia

  21. Pina says:

    sera respondida por email

  22. Manuel Fernandes says:

    Resido em Espanha e já tendo feito todos os exames necessários, foi concluido que tenho a prostata com 35cc, urofluxometria com jato inferior a 12, tendo-se excluido doença maligna, no entanto apresento péssima qualidade de vida com micções constantes, ardor uretral apesar da medicação existente. Gostaria que me informassem acerca do custo médio que envolve o procedimento de embolização da prostatae o tempo de recuperação.

    obrigado

  23. Pina says:

    vai ser respondido por mail

  24. António Rocha says:

    Boa tarde,

    Tenho 62 anos. Sofro de hiperplasia benigna da próstata e sou medicado há vários anos. Presentemente estou a tomar Avodart 0,5 mg e Silodyx 8 mg.

    Ecografia realizada em 10-09-2015 revela “próstata com peso aproximado de pelo menos 51/62 g, para um diâmetro transversal de 50 mm”. Na mesma ecografia diz-se que “para um volume inicial de 454 cc, observamos no estudo pós-miccional efectuado à bexiga, a persistência de resíduo vesical com cerca de 77 cc (normal até 10% do volume inicial).

    A análise de PSA efectuada em 23-09-2015 apresenta o valor de 1,96.

    Relativamente ao desempenho sexual, a ejaculação desapareceu há vários anos e a erecção é insatisfatória, a piorar visivelmente.

    Gostaria que me informassem se me enquadro no vosso tratamento e, em caso afirmativo, se os resultados me libertariam definitivamente da toma da medicação e se a função sexual voltaria a aproximar-se do normal para a minha idade.

    Em caso afirmativo, quando seria possível realizar a intervenção cirúrgica?

    Gostaria ainda de saber os custos totais da intervenção, condições de pagamento e as garantias que são dadas aos pacientes.

    Fico a aguardar a vossa resposta para o meu ‘e-mail’ e aproveito para vos desejar Boas Festas e um Ano Novo repleto se sucessos!

  25. Pina says:

    vai ser respondido por mail

  26. Jaime Ruela says:

    Srs.Doutores, tenho comigo os resultados dos seguintes exames: PSA=0.67 de Janeiro 2016; Fluxometria (posso enviar imagem, pois não sei ler aquilo) de Abril 2012; Ecografia Renal, Vesical e Prostática transrectal de Abril 2015. Está tudo em digital, por isso posso enviar por e-mail. Queria saber se estes exames servem ou terei de repetir algum. Obrigado, aguardo.

  27. Pina says:

    ira ser respondido por mail

  28. Rodrigo Santos says:

    Boa Noite Dr.

    Fui diagnósticado com Varicocele e gostaria de saber, se possível, qual o valor médio da intervenção correctiva na vossa clinica/hospital. Ficaria agradecido se me pudessem enviar essas informações por e-mail.

    Muito obrigado fico a aguardar resposta.
    Rodrigo Santos.

  29. Pina says:

    irá ser respondido por mail

  30. jose esteves says:

    Bom dia!
    Tenho 69 anos. Sofro de hiperplasia benigna da próstata e estou medicado desde há vários anos com OMNIC.
    Levanto-me várias vezes durante a noite para urinar (às vezes quase de hora a hora), e durante o dia chego a ser acometido de vontade súbita de urinar, não conseguindo reter a urina.
    No exame (ecografia prostática) e análises feitas em Abril de 2014, verificou-se um volume da próstada de 80 cc e um PSA de 2,6.
    Não fiz recentemente qualquer fluxometria, pelo que, não posso indicar o volume de retenção.
    Gostaria que me informassem se me enquadro no vosso tratamento e, em caso afirmativo, se os resultados me libertariam definitivamente da toma da medicação e me dariam melhor qualidade de vida.
    Em caso afirmativo, quais os passos seguintes a realizar e quando seria possível realizar a intervenção cirúrgica?
    Gostaria ainda de saber se têm acordos com as Medis, Advance Care ou SAMS do SBSI, os custos totais da intervenção e condições de pagamento.

    Ficaria agradecido se me pudessem enviar essas informações por e-mail.
    Muito obrigado.
    Fico a aguardar resposta.

    José B. Esteves

  31. Antonio Fernando Nogueira Miranda says:

    Boa noite.
    Gostaria de marcar uma consulta afim de ser avaliado para a situação da minha Próstata.Tenho muitos exames que me foram pedidos por um Médico Urologista do SAMS.
    Obrigado
    Antonio Miranda

  32. Pina says:

    ira ser respondido por mail

  33. Pina says:

    ira ser respondido por mail

  34. Silva says:

    Boa tarde gostaria de saber o preço da consulta e se tem acordos,qual o preço da intervenção. Obrigado

  35. Pina says:

    vai ser respondido por mail

  36. José Tomás Marinho Amaral says:

    Exmo senhor Professor,
    Tenho 67 anos e sofro de HBP há alguns anos.
    Tenho vindo a ser acompanhado anualmente por médico urologista, que face aos resultados dos exames que venho efectuando, me prescreveu “Omnic”.
    A situação tem-se mantido controlada, não tendo havido queixas de maior, até há alguns dias atrás.
    Neste momento tenho grandes dificuldades para urinar, sentindo também um forte ardor na base da uretra, situação que inclusivamente me perturba o descanso nocturno.
    Dos exames recentemente efectuados, passo a indicar os respectivos valores:
    PSA: 2,59
    Próstata com 74 gramas com diâmetro transversal de 58mm, crânio-caudal de 51mm e antero-posterior de 48mm.
    O relatório da ecografia identifica ainda ligeiras calcificações na zona peri-uretal, de natureza residual pós inflamatória.
    Muito gostaria da opinião do senhor Professor, relativamente à eventual possibilidade de ser tratado pelo método de embolização.
    Os meus cumprimentos.
    José Amaral

  37. Pina says:

    Sera respondido por email

  38. Manuel Soares says:

    Boa noite tenho 46 anos na última ecografia feita em outubro 2015 o volume era de 88g e o psa de 5.46 gostaria de saber se poderei fazer o tratamento e o preço com e sem acordos obrigado.

  39. Pina says:

    ira ser respondido por mail

  40. Adilson de Castro says:

    Embolização das artérias da próstata. Quero saber o custo médio deste procedimento cirurgico e detalhes da localização da clínica.

  41. Pina says:

    ira ser respondido por mail

  42. Sergio Alves Pereira says:

    Gostaria de marcar uma consulta a respeito da embolizacao da próstata

  43. jose matias says:

    Tenho 62 anos, sofro de hiperplasia benigna da próstata, gostaria de marcar uma consulta com senhor Doutor Martins Pisco ,obrigado

  44. Luis Filipe Correia Pedro says:

    DR!Tenho 60 anos.Sofro de hiperplastia benigna da próstata,últimamente quando faço só caminhadas urino sangue.Já fui consultado aqui em Faro no Hospital.O seu colega Urologista após exames que fiz disse-me que tinha uma pedra na bexiga e que tinha que ser operado.Visto ter muita dificuldade em urinar e de o fazer muitas vezes estou a tomar um medicamento para o fluxo urinário.Neste momento sinto uma melhoria na libertação do fluxo urinário,mas com volume fraco.Mais informo que á 10 meses fui operado ao coraçao após um enfarte,fiz 2 baypases e 1 seten.Agradecia a sua opniao e se seria possível marcar uma consulta com o DR.Estou com receio devido á operação que fiz ao coraçao. Atenciosamente Filipe Pedro.

  45. Galdino Neto says:

    Gostaria de saber se em Salvador/Bahia existe algum especialista que ja esteja trabalhando com Embolizaçao da próstata. Estou desesperando. Nao aguento mais acordar de 3 a 5 vezes na noite pra urinar…

  46. Pina says:

    Bom dia,

    sim existe um especialista em São Paulo o Dr. Nestor kisilevzky .

  47. Antonio Carvalho says:

    Desejo marcar consulta para avaliação e esclarecimentos. Como devo fazer.

  48. Pina says:

    Bom Dia,

    Pode marcar atraves do num 21 321 65 57 ou email s.angiografia@hslouis.pt

  49. joares dias de carvalho says:

    Tenho prostata aumentada tomo mesidox 4mg a mais ou menos a 10 anos. nao levanto a noite para urinar, tenho todos os exames, ja fiz biopça nao deu nada de maligno. gostaria de saber a possibilidade de fazer embolizaçao da prstata quannto seria o valor que eu iria pagar. se tiver no meu alcance pretendo marcar uma consulta para uma avaliçao.Joares de sao jose dos campos, tenho 71 anos.

  50. Pina says:

    respondido por email.

Deixe o seu comentário: