Hiperplasia Benigna da Próstata - Novo tratamento - Indicações para a Embolização

As principais indicações para a embolização da próstata são:

  1. Em doentes que, por motivos religiosos (testemunhas de Jeová), ou outros não queiram ser submetidos a cirurgia ou a transfusões sanguíneas poder-se-á considerar a opção de embolização prostática;
  2. Doentes com sintomatologia do Aparelho Urinário Baixo ou indicação cirúrgica absoluta (retenção urinária, obstrução prostática, hematúria);
  3. Contudo, qualquer doente do sexo masculino com idade superior a 50 anos e diagnóstico de Hiperplasia Benigna da Próstata, com síntomas graves, pode ser tratado por embolização, se não existir acentuado envolvimento das artérias prostáticas por arterosclerose.
  4. Ausência de problemas urinários que podem causar os mesmo sintomas que a HBP. Em caso de duvida deve efectuar estudo urodinâmico.
  5. Só efectuamos a embolização se os sintomas forem causados pelo aumento de dimensões da prostata, a fim de podermos ter bons resultados.
  6. Iniciamos já o tratamento  ao cancro da Prostata. Para o efeito um farmaco anticancerigeno é adicionado às particulas injectadas através do cateter. Os resultados estão a ser promissores.  A técnica será identica à efectuada nos tumores malignos do figado nas quais se observa uma persentagem significativa de cura.

Este tratamento não se efectua para melhoria da impotência sexual. Contudo, alguns doentes poderão ter redução da função causada pela medicação para a Hiperplasia benigna da próstata e nestes pacientes a função sexual poderá melhorar.

Partilhe este conteúdo

Comentários: 7

  1. Manuel Luís Almeida says:

    Possuo 62 anos e à cerca de 5 anos que sou atormentado na minha qualidade de vida por: Disfunção eréctil; incontinência, premência de urinar, dificuldade em reter a urina, necessidade de me levantar duas, três ou mesmo quatro vezes por noite para urinar, dôr na uretra e jacto de urina fino após relações sexuais.
    O médico de família receitou-me inicialmente Tansulosina ratiopharm 0,4mg, posteriormente e que tomo actualmente Permixon de 160mg, as melhoras são mínimas.
    Pergunto se a embolização é recomendada para mim.

  2. Jose Assis Silva says:

    Tenho 73 anos, sofro de HBP,de volume, o ultimo diagnostico de exame (ultrassonografia prostata via transretal) realizado em 16.06.13 diz: Prostata aumentada de volume, com contornos lobulados e exibindo cistos de de degeneracao de hiperplasia esparsos.
    Tenho contingencia urinaria, a noite, por 3 ou 4 vezes tenho que ir ao sanitario.
    Uso a varios anos por indicacao medica a medicacao UNOPROST 4mg.
    Desejo saber se no meu caso a EMBULIZACAO seria a solucao.

  3. elizabetep says:

    respondido via email

  4. Francisco António says:

    Tenho 54 anos. Sofro há anos de uma infecção urinária crónica que já me causou uma uretrite e uma prostatite. Já fiz 2 dilatações uretrais, numa das quais fiquei algaliado durante mês e meio, sem sucesso. As várias analises que fiz, não revelam crescimento bacteriano No ano passado, descobriu-se que tinha um nódulo na próstata, mas o médico garantiu-me que o mesmo estava no centro deste órgão, o que, segundo ele, afastava a hipótese de ser um câncer. Ultimamente, sinto fortes dores na região lombar que se estendem à virilha, sobretudo depois de manter relações sexuais. Estou desesperado. O que faço? Há hipóteses de cura?

  5. Pina says:

    vai ser respondido por email

  6. Muito bom dia,

    Meu marido esta padecendo de Hiperplasia prostática benigna.
    No ano passado fez uma biopsia de fusão que acusou uma infeção cronica.
    Nao revelou cancro
    Neste momento ele esta algaliado a 3 semanas.

    Gostaria de saber se nestas condições ele poderia fazer a embolização da próstata, quais o custos que esse procedimento envolve e quanto tempo ele necessitaria para cura.

    Saudacoes

    Vania

  7. Pina says:

    envie exams por email
    s.angiografia@hslouis.pt

Deixe o seu comentário: