Varicocelos - Diagnóstico

Os varicocelos são diagnosticados a maioria das vezes no exame clínico e são descritos pelo seu tamanho como: grau 1, é pequeno e pode apenas palpar-se quando o paciente executa a manobra de Valsalva; grau 2, são facilmente palpáveis mas não são visíveis, e o grau 3 são visíveis, mesmo com o paciente deitado.

Os varicocelos não detectados por exame clínico denominam-se subclínicos que também podem causar infertilidade. Os varicocelos subclínicos podem ser detectados pela ecografia e pelo eco-Doppler. A flebografia pode também ser útil no diagnóstico de varicocelos subclínicos.

No espermograma normal a quantidade dos espermatozóides é superior a 20 milhões/ml e com mobilidade de 40 a 60%. Considera-se homem infértil o que não consegue concepção depois de 1 ano de coito sem protecção associado a alteração do espermograma.

Partilhe este conteúdo

Comentários: 1

  1. Boa noite,Professor Martins Pisco !

    Meu pai está com hiperplasia de próstata e está sofrendo muito pois urina várias vezes e a vontade de urinar permanece.

    Ele já passou pelo urologista que receitou medicamento que não melhorou nem 10%(conforme relato de meu pai).

    O remédio tem efeitos colaterais que deixou meu pai um pouco deprimido. Preciso muito de sua ajuda ! Já fui em um vascular que viu os exames e disse que ele tem indicação de embulização!
    O médico urologista quer fazer uma cirurgia para “raspar” a próstata para diminuição desconforto. Moro no Brasil e aqui essa técnica ainda está em experimento e o valor é altíssimo e não temos condições. Por favor me fale qual a propina (particular) para esse procedimento ? Me ajude por favor

Deixe o seu comentário: