Varicocelos - Tratamento

Têm indicação para tratamento, os dos adolescentes, os do adulto infértil, ou reaparecimento após cirurgia, contudo qualquer varicocelo pode ser tratado por escleroterapia.

Os varicocelos podem ser tratados pela cirurgia, que consiste na laqueação da veia espermática interna, ou por oclusão percutânea daquela veia. A cirurgia para tratamento do varicocelo é obrigatória nos casos de alergia ao contraste ou se não existir disponibilidade e experiência do radiologista de intervenção experiente.

Dentro das técnicas de oclusão percutânea há que referir a embolização e a escleroterapia. Ambas as técnicas são efectuadas sob anestesia local pela virilha direita. Para o efeito, coloca-se um cateter de 1.5mm de diâmetro numa veia da virilha direita e sob controlo dos Raios X é dirigido para a veia espermática interna, causa do varicocelo. De seguida, o cateter é dirigido para uma posição distal próximo do testículo. Efectua-se uma injecção de contraste a fim de avaliar a anatomia e a dilatação da veia espermática interna e de todas as veias testiculares que nela drenam.

Na embolização utilizam-se dispositivos mecânicos para entupimento da veia espermática interna nomeadamente balões descartáveis e espirais metálicas.

A escleroterapia, que introduzimos em 1991, no Hospital de Santa Marta e que agora efectuamos no Hospital Saint Louis, tem a vantagem de ocluir completamente todas as veias que drenam na veia espermática interna mesmo as de pequeno calibre, o que não é possível, na maioria dos casos, com a embolização. Já tratamos 121 pacientes.

Previamente à injecção de esclerosante efectua-se uma injecção de contraste para avaliar o volume necessário para esclerosar toda a veia espermática interna e as veias que nela drenam. De seguida injecta-se o volume determinado de esclerosante. Cerca de 5 min. após a escleroterapia efectua-se nova injecção de contraste para comprovar a oclusão de todas as veias que drenam o testículo. O cateter é então retirado e efectua-se compressão manual durante 5 minutos no pequeno orifício efectuado para a colocação do cateter. Duas horas depois, o doente tem alta e é aconselhado a permanecer em repouso o resto do dia.

No dia seguinte pode fazer a sua actividade normal, devendo apenas evitar desportos e esforços físicos durante 2 semanas.

Fig.1: a) Veia espermática interna dilatada; b) Varicocelo. Fig. 2: Após escleroterapia observa-se redução do calibre da veia. a) e desaparecimento do varicocelo.

Fig.1: a) Veia espermática interna dilatada; b) Varicocelo. Fig. 2: Após escleroterapia observa-se redução do calibre da veia. a) e desaparecimento do varicocelo.

Fig.3: a) Veia espermática interna dilatada (seta preta); b) Varicocelo (seta branca). Fig. 4: Já não são visíveis a veia espermática interna nem o varicocelo.

Fig.3: a) Veia espermática interna dilatada (seta preta); b) Varicocelo (seta branca). Fig. 4: Já não são visíveis a veia espermática interna nem o varicocelo.

Partilhe este conteúdo

Comentários: 19

  1. Carlos Alberto Ferreira Pinto Basto says:

    Tenho os sintomas de haver dilatação da próstata (Próstatite) e desejava saber se em Aveiro há alguma equipe médica com o vosso processo de embolização, quanto custa a intervenção, quais os riscos no futuro, etc..Tenho 66 anos e foi-me diagnosticado HBP há pouco tempo, querendo o Dr. Urologista submeter uma URTP( se total ou parcial, não me explicaram).Sou actualmente reformado com salário minimo e com poucas possibilidades de gastar muito.
    Agradeço as vossas prezadas notícias e grato pela colaboração,
    Carlos Pinto Basto

  2. Joaquim Evangelista says:

    Boa tarde, teclo de luanda-angola, e gostaria de partilhar com voces o meu problema. Tenho varicocelo, ja tenho filhos(5) mas as vezes sinto muita dor no testiculo esquerdo e facilmente nota-se que este testiculo esta maior ou mais pra baixo. Eu pergunto se este caso pode ser operado facilmente? E se eu nao for operado o que pode acontecer?

    Obrigado

  3. Pedro silva says:

    Bom dia! temho 40 anos, com varicocelo esq. que me incomoda frequentemente,tenho feito exames de control regularmente num dos quais me diagnosticarão tb hbp moderada,gostaria de fazer consulta para obter opinião e informação e o valor da consulta.
    Desde já agadeco toda atenção prestada.

  4. manoel da silva santos says:

    eu tenho 64 anos estou com a prostata crecida 100 de peso tenho tomado firesteride minpres mr 1 mlig masse ate agora não resolveu nada a urina retida 250 milig gostaria fazer tratamento ou sirugia que não projudique manter relação ja não estar muito bem já sinto dificudade se tiver meios de cura sem me projudicar eu estarei ponto para faser este tratamento desde que não fique tão caro pois sou diabetico e passo algumas dificudade no meu dia a dia obrigado manoel santos

  5. Rui says:

    Olá,

    Meu nome é Rui e fui diagnosticado com um Varicocelo de 1 grau no testiculo esquerdo e gostaria muito de saber, até que ponto é esse problema afeta a fertilidade e também queria saber as provaveis sequelas que podem ser deixadas na sequencia de qualquer um dos tratamentos possiveis.

  6. Pina says:

    respondi por email

  7. Rodrigo says:

    Boa noite.

    Tinha varicocelo esquerdo e fui submetido a uma embolização. No entanto já passaram 3 dias desde a operação e continuo com dores. E o testículo inflamou.

    É normal? As dores já não deviam ter passado?

    Obrigado.

  8. Romão says:

    Olá peço ajuda o meu país ha muita corrupção ja to quase 2 anos pra ser operado eles so adiam a cirurgia isso e frustrante pra mim

  9. Pina says:

    vai ser respondido por mail

  10. paulo says:

    tenho 47 anos tive caxumba papeira com 10 anos qual tratamento adequando para volta a produzir espermatozoide e ter filhos

  11. Pina says:

    vai ser respondido por mail

  12. Joaquim says:

    Fiz uma ecografia escrotal e, mediante uma conversa que tive com o urologista e posteriormente ter soprado nas costas da mão, ele disse-me que tinha um varicocelo que poderia levar à infertilidade. O meu esperma está muito líquido. Se a minha médica de família não me direccionar para Urologia, quanto custará esta cirurgia? Obrigado

  13. Pina says:

    ira ser respondido por mail

  14. André says:

    Ola, eu fui diagnosticado com varicocele de grau medio. Entao os medicos daquele hospital ao qual eu me dirigi, indicaram me o vosso tratamento por embolização da varicocele. Mas antes disso gostava de saber os preços dos exames e da intervenção cirurgica antes de me dirigir ao vosso estabelecimento, pois eu vivo em Coimbra.

  15. André says:

    Ola! Fiz uma ecografia ecrotal aqui em coimbra e fui diagnosticado com varicocele de grau 2. Uma das alternativas que o doutor ao qual eu consultei foi a da cirurgia. Mas estive a pesquisar e encontrei este tipo de tratamento inovador-embolizacao da varicocele. Gostava de saber como é feito, as condicoes e preços.Agradecido caso tenha disponibilidade para me responder.

  16. Alexsandra says:

    Eu gostaria de saber qual o valor médio da embolização de varicocele. Si que tem de consultar, fazer exames, ultrassonografia etc, mas vivo em outro estado do país, então gostaria de saber o valor médio desse procedimento para que eu possa ter noção de quanto terei de gastar.

  17. Pina says:

    A particular o valor ronda os 3.500€

  18. Tales says:

    Qual o preço médio do tratamento de varicocele através de embolização? Somos de outro estado e queremos saber o valor para programar o tratamento.

  19. Pina says:

    Boa Tarde,

    Cerca de 3.500€.

Deixe o seu comentário: