Varizes da vagina e útero - Definição

As varizes da vagina e útero são uma situação clínica não rara, mas cujo diagnóstico pode ser difícil pelo que a maioria dos casos não são diagnosticados. Tal facto deve-se à ausência de alterações exteriores que as tornem visíveis. O Hospital St. Louis é o único centro do país onde, por rotina, se efectua o diagnóstico e o tratamento das varizes da vagina e útero por técnica minimamente invasiva.

As varizes da vagina e do útero estão sempre associadas a dilatação de uma ou de ambas as veias ováricas. O seu diagnóstico é evidente nas situações em que as varizes têm localização na vagina e são visíveis. Algumas vezes manifestam-se ou agravam-se após o parto, devido ao maior fluxo sanguíneo e à compressão das veias ováricas pelo útero portador de gravidez. As varizes vaginais ocorrem em cerca de 2 a 10% das grávidas, a maioria desaparece algum tempo após o parto, porém podem persistir pontualmente depois de vários casos de gravidez. Contudo, na maioria dos casos as varizes, particularmente as do útero, não são visíveis exteriormente. Pode suspeitar-se da sua existência se a doente referir dores crónicas no baixo-ventre que aumentam de intensidade com os esforços, com a posição de pé ou mesmo com as relações sexuais. Contudo a dor pélvica crónica na mulher é um sintoma comum e inespecífico que pode estar associado a várias patologias. São mais frequentes em mulheres de meia-idade e que tiveram mais de um filho.

Pode também suspeitar-se de varizes da veia ovárica em pacientes em que se verifica reaparecimento das varizes das pernas após cirurgia

Partilhe este conteúdo

Comentários: 56

  1. Edilaine says:

    estou com 24 semanas de gravides e com varias varises na vagina tenho mais 3 filhos e todos forao partos normais.este tambem pode ser normal/

  2. dalila maria santosd says:

    Exmo. Senhor
    Professor Martins Pisco
    Descobri através de uma consulta com a ginecologista que me segue que sofro de varizes precisamente na zona pélvica, local onde já havia sido submetida a uma histerectomia total, já lá vão treze anos. Por vezes basta só caminhar um pouco mais, que me aparece uma hemorragia na virilha direita,( hemorragia que demora a desdaparecer, pois parece que está sempre a pingar) que já me levou ao HSM. Por incrivel que pareça o médico que me atendeu perguntou-me se havia sido “violada”.
    Tenho por vezes muitas dores na zona pélvica e dado que a médica me disse “que são um autêntico feixe entrelaçado” tenho receio de vir a ter alguma hemorragia interna. Pode ajudar-me e dizer-me o que devo fazer?
    Com os melhores cumprimentos,
    Dalila Maria Santos

  3. Danielle Tosto says:

    Olá!!
    Estou de 34 semanas e já na quarta gravidez.
    apresento-me com grandes varizes na minha vagina e a minha obstetra me avisou que se eu tentar parto normal,seria um suicídio.
    Perguntei se ela poderia me assistir no parto ela me informou que não! Que no meu plano de saúde o procedimento seria: Eu passar mal com dores de parto e só então o plantonista avaliar a cituação então ver a nescessidade de relaizar a cesárea.
    Marquei a avaliação de alto risco e o médico responsável me examinou e mediante a quadro me informou q vai acha melhor tentar o normal, tendo em vista q ainda tem espaço pra fazer a incisão do corte pra o bebê nascer. E já a cesárea, pode ser ainda mais arriscado, segundo ele.
    Realmente estou muito confusa e gostaria da opinião de um segundo especialista.Pois acho q no parto normal,poderia correr o risco de sofrer uma hemorragia. Obrigado e aguardo contato.

  4. TENHO VARIZES NA VIRILHA E ESTOU DE 20 SEMANAS DE GESTAÇÃO POSSO TER UM PARTO NORMAL? JA TENHO 04 FILHOS DE PARTO NORMAL.

  5. Noémia susana Neves says:

    Boanoite

    prof.Martins,descobri atraves de uma ultra sonografia que além de um quisto no ovário esquerdo 68por36 tenho imagem sugestiva de varicocelo na area anexial direita no ovario direito tambem tenho a mesma imagem. a medica diz que nao ha problema mas tenho dores no periodo e nas relaçoes sexuais e a barriga incha. oque deverei fazer

  6. Claubia Mesquita says:

    Olá,
    Me chamo Claubia e tenho 19 anos. Não estou grávida mas tenho relação sexual com meu namorado. A última vez q fui a ginecologista ela afirmou que eu tenho varizes vaginal. Fiz alguns exames mas não foi possível voltar para mostrar a médica. Tem algum remédio que eu possa tomar? Sinto dores durante a relação.
    Obrigado;

  7. ELAINE SUSANE TEIXEIRA DE SOUZA E NASCIMENTO says:

    Olá, meu nome é Elaíne tenho 26 anos e três filhos na minha primeira gravidez, apareceu varizes na minha vagina que doíam muito minha ginecologista pediu que eu usasse sempre chá de camomila, só que elas não desapareceram depois da gravidez e agora depois de 1 ano e 8 meses após a minha última gravidez as dores estão piores e não consigo ter mais relação com meu marido, isto está incomodando muito a mim e a ele apesar dele está me apoiando não sei mais o que fazer, já que elas incham e doem bastante.
    Obrigada
    Elaíne Susane

  8. elizabetep says:

    Exma. Senhora,
    Qualquer questão deverá enviar um e-mail para jpisco@hslouis.pt
    Cumprimentos,

  9. elizabetep says:

    Exma. Senhora,
    Qualquer questão deverá enviar um e-mail para jpisco@hslouis.pt mailto:jpisco@hslouis.pt
    Cumprimentos,

  10. elizabetep says:

    Exma. Senhora,
    Qualquer questão deverá enviar um e-mail para jpisco@hslouis.pt
    Cumprimentos,

  11. tatiane says:

    tenho varizes no útero estou gravida de 16 semanas, eu e o bebê corremos algum risco na hora do parto? qual o melhor parto, normal ou cezaria?

  12. MARIA IVONEIDE RIBEIRO says:

    TENHO UMA FILHA DE 03 ANOS E MEIO E ESTOU GRÁVIDA NOVAMENTE DE 05 MESES. O MEU PARTO FOI NORMAL, PERDI MUITO SANGUE E IMEDIATAMENTE APÓS A CRIANÇA NASCER, A MÉDICA DEMONSTROU MUITO ESPANTO COM AS INÚMERAS VARIZES QUE FIQUEI NA VAGINA. ESTOU COM MUITO MEDO DO SEGUNDO PARTO. QUERO FAZER CESARIANA E LIGAÇÃO DAS TROMPAS. O RISCO É MUITO GRANDE OU O PARTO NORMAL É MELHOR?

    DESDE JÁ AGRADEÇO E AGUARDO ANSIOSA POR UM RETORNO,

    IVONEIDE RIBEIRO

  13. maria lucia basilio says:

    ola! tenho 40 anos e estou gravida pela quarta vez, minha primeira gestação foi gemilar todos partos nomais, e estou com muitas varizes na vagina e tambem na virilha gostaria de saber qual o melhor parto cezaria ou normal?

  14. elizabetep says:

    O ideal será uma cesariana

  15. elizabetep says:

    A cesariana é mais segura.

  16. Francielly says:

    Não tenho filhos mais tenho varizes no útero, gostaria de saber porque

  17. elizabetep says:

    Não sei a razão das suas varizes.

  18. Ana Paula says:

    Olá . Tenho 23 anos estou gravida do meu primeiro filho, gostaria de saber
    Se posso ter meu filho normal pois tenho varizes nas pernas ?.

  19. Pina says:

    Desculpe mas não é a minha especialidade.

  20. Elnoma Dantas says:

    Estou com 38 anos,na segunda gravidez após dez anos,primeiro parto normal,agora estou com varizes na vulva,que doem bastante,principalmente se houver ato sexual,incham muito,tenho dificuldades de ficar em pé,quando estão alteradas,consultei dois médicos,um fala que pode haver parto normal,outro diz que não aconselha,não tenho plano de saúde,estou até tentando uma ligadura,pois se houver o parto cesárea faço os dois juntos,estou muito preocupada….

  21. Pina says:

    O parto pode vir normal.
    Só pode tratar as varizes depois do parto.

  22. Ivan says:

    Qual o tipo de parto mais indicado quando a gestante tem VAROSICOSIDADE PÉLVICA? Parto normal ou cesáreo? Minha esposa tem e estamos na dúvida, o obstetra dela falou que não tem problema, mas andamos pesquisando na internet e vimos que o caso merece atenção.
    Obrigado!

  23. Pina says:

    respondemos por email

  24. Franciara says:

    Bom dia.
    Ando muito preocupada minha cumadre esta com 7 meses de gravidez e já é a 3º gestação, sendo que as outras 2 gestaões foram parto normal, mais agora apareceu varizes na vagina isso pode ser perigoso num parto normal, ela já esta com dilatação.

  25. Pina says:

    Responderemos por email

  26. Oi meu nome e Danileia tive três gravidez todas com varizes na na rigiao pélvica todos os partos foram cesariana estou com cintomas d gravidez novamente estou preocupada se eu e a criança corremos algum risco

  27. Pina says:

    sera respondida por email

  28. Adriana Santos says:

    Minha vó tem 72 anos e estava reclamando de muito dor na vagina, foi ao medico e foi medicada para infecção urinária. Tomou os remédios e nada, fomos em um ginecologia que na hoje de fazer o exame ecografiatransvaginal nos mostrou um caroço escuro e muitas varizes na vagina. estamos com medo do que seja. Pode me esclarecer?

  29. Pina says:

    VAi ser respondido por mail

  30. Vanessa ribeiro de arsolino says:

    E normal a varize na vagina ficar alterada eu não estando gravida?apareceu na minha gravidez e depois sumiu e agora depois de 9 anos voltou a aparece,será que posso está grávida novamente?

  31. Sara tome says:

    Tenho varizes pélvicas e estou grávida de 30 semanas como saber se devo fazer cesariana ou parto normal?pois na primeira gravidez teve que ser retirado com ferros pois eu desmaiei de tanta dor

  32. Pina says:

    sera respondida por email

  33. Isabela Carolina de Oliveira Pereira says:

    Boa tarde,
    estou muito preocupada, pois estou grávida de 35 semanas e com varizes na região da vulva. Pesquisando na internet achei este espaço sobre o assunto. Gostaria muito de informações sobre qual procedimento é mais seguro a cesárea ou parto normal. Estou na segunda gestação, a primeira foi cesárea.
    Aguardo resposta,
    Obrigada.
    Isabela.

  34. Pina says:

    vai ser respondido por mail

  35. Vania says:

    Estou grávida de 20 semanas e percebi varizes na região da vulva, sendo esta minha segunda gestação. Ainda não tive como conversar com minha médica e gostaria de saber se há alguma coisa que possa fazer para que não piore e que tipo de parto seria o mais indicado nesse caso, pois meu primeiro tentei normal mas acabou sendo cesárea.
    Aguardo contato.

  36. Pina says:

    ira ser respondido por mail

  37. Erica santos says:

    Olá, estou c varizes na vagina e meu parto vai ser cesario gostaria de saber se há algum risco??

  38. Pina says:

    ira ser respondido por mail

  39. Eliana viana says:

    Estou com 24 semanas e estou com varizes na vagina e estou sentindo muita dor e ando de bicicleta isso pode piorar e posso ter parto normal

  40. Pina says:

    ira ser respondido por mail

  41. tania says:

    Tenho 29 anos ja tenho filho de 12 anos ao passar no ginecologista me informou q eu tinha varizes no utero e perigoso se eu engravida novamente e tive meu filho normal posso ter normal tambem

  42. Tania says:

    Bom dia, tenho varises pélvicas, já fiz duas cesarianas e agora estou grávida novamente de 8 semanas.
    Sinto uma variz do lado esquerdo no fundo da barriga quando passo a mão, gostaria de saber se é perigoso porque vou ter de fazer uma segunda cesariana, e se existe algum tratamento que deva fazer viável durante a gestação. Obrigada

  43. Pina says:

    irá ser respondido por mail

  44. Pina says:

    ira ser respondido por mail

  45. Thais says:

    Estou bastante preocupada pois estou com muitas varizes na vagina e estou sentindo muitas dores quando estou em pé
    Ainda não tive como falar com minha Obstetra
    Porq não consigo trabalhar, estou com 20 semanas
    Isso é normal?

  46. NOEMI says:

    ESTOU DE 31 SEMANAS DE GESTAÇÃO, ,ESTOU COM VARIZES NA VAGINA, INCHADA,E OBSERVEI QUE ESTA COMEÇANDO NA NÁDEGAS E COM DOR FREQUENTEMENTE, A MINHA MAIOR PREOCUPAÇÃO É O PARTO, POIS QUERO NORMAL, SERA QUE É RECOMENDANDO?
    MEU OBSTETRA SIM Q POSSO.MAS NÃO ESTOU CONFIANTE.
    NA MINHA PRIMEIRA GESTAÇÃO PARTO NORMAL E SEM QUALQUER DESCONFORTO.

  47. Veridiane says:

    Olá eu tenho 34anos do na 12 semanas de gestação minha quarta gestação porém temo estou com muitas varizes no útero e pesso encarecidamente um esclarecimento dos riscos que corro na hora do parto.

    Grata veridiane

  48. Pina says:

    vai ser por mail

  49. Jaqueline Dos Santos says:

    Olá, estou grávida de 37 semanas e tenho varizes vaginais nos grandes lábio e na área interna da vagina. Além de hemorróidas. Gostaria de saber as possibilidades do parto normal e do cesário, qual o melhor? Quais suas vantagens e desvantagens. Obrigada

Deixe o seu comentário: