Varizes da vagina e útero - Diagnóstico

O exame ginecológico e a maioria dos exames imagiológicos realizados, nomeadamente a ecografia, a ressonância magnética e a tomografia computorizada podem ser negativos, dai a dificuldade do diagnóstico.Perante a suspeita clínica, nos casos em que as veias não são visíveis exteriormente efectua-se Ressonância Magnética e posteriormente a angiografia da veia ovárica, ou seja, a visualização das veias ováricas opacificadas por contraste liquido, que é o único exame que é sempre positivo e que se deve realizar. A angiografia da veia ovárica é um exame relativamente simples que se efectua por via percutânea. Para tal, coloca-se um cateter na virilha que, sob controlo dos Raios X, é dirigido para a veia ovárica na qual se injecta contraste que permite a sua visualização e confirma o diagnóstico, ao revelar dilatação das veias ováricas. Confirmado o diagnóstico efectua-se na mesma sessão o tratamento através do cateter. A ausência de sinais característicos e a necessidade de recorrer a um exame, relativamente invasivo, mas simples, para confirmação do diagnóstico, fazem com que as varizes do útero sejam pouco diagnosticadas.

Tratamento de varizes da vagina e útero - diagnóstico

a) Mesa do equipamento sofisticado de Angiografia digital, onde se deita a paciente.
b) Paciente coberta de pano esterilizado deitada na mesa.
c) Anestesia da pele da virilha direita.
d) Colocação de bainha introdutora de 1.5 mm de diâmetro através da qual se coloca o cateter fino, de igual calibre.

Partilhe este conteúdo

Comentários: 9

  1. angela says:

    olá! estou com varizes no lado esquerdo do lábio da vagina, fiz ultrasonografia vulval e não revelou varizes no utero, gostaria de saber qual o tratamento adequado a se realizar, pois sinto um leve inchaço no lábio.

  2. Zaida agostinho macia says:

    Ola eu tambem estou com o mesmo problema, sera que esse labo voltar ao normal?

  3. Pina says:

    Nao conehço ninguem no Rio que a possa tratar

  4. vilma says:

    Oi eu tenho variz no meu útero eu cinto dor

  5. vilma says:

    Tem cirurgias pra esse caso

  6. Pina says:

    vai ser respondido por mail

  7. Pina says:

    vai ser respondido por mail

  8. Daniella says:

    Sinto dor na relação após ter ganhado meu segundo filho,comecei a perceber um edema nos lábios da vagina interno,será q tenho varizes da vagina e útero?

  9. Pina says:

    sera repondido por email

Deixe o seu comentário: