Varizes da vagina e útero - Tratamento

O tratamento convencional das varizes da vagina e útero consiste laqueação da veia ovárica e dos seus ramos ou seja a sua oclusão, operação com sucesso clínico variável e que pode estar associada a complicações diversas.

Como alternativa terapêutica, realiza-se desde 2001 no Hospital Saint Louis a escleroterapia das veias ováricas, tendo já sido tratados 67 pacientes. É uma técnica relativamente simples. Sob anestesia local, na virilha direita, introduz-se um cateter numa veia dessa zona, que sob controlo dos Raios X do aparelho altamente sofisticado é colocado na veia ovárica.

Segue-se a injecção do esclerosante usado pelos cirurgiões vasculares nas varizes do membro inferior. No controlo efectuado 5 mn depois verifica-se redução do calibre das veias ováricas.

É realizado sob anestesia local dura 1 a 2 horas. Terminado o exame comprime-se o pequeno orifício de 1.5mm, através do qual se introduziu o cateter durante 5 min, seguido de penso compressivo.

Tratamento das varizes da vagina e do útero

b) Compressão durante 2 minutos no local de onde se retirou o cateter.
a) Após compressão não é visível qualquer cicatriz.

Cerca de 2 horas mais tarde o doente pode sair do hospital pelo seu pé. Cerca de 3 minutos após a escleroterapia desaparece a dilatação das veias ováricas e as varizes do útero e vagina deixam de ser visíveis.

Tratamento das varizes da vagina e do útero

a) Cateter colocado na veia ovárica esquerda mostra dilatação da veia e das veias da parede do útero.
b) Após escleroterapia verifica-se acentuada redução do calibre da veia ovárica e desaparecimento das veias do útero.

Tratamento das varizes da vagina e do útero

a) Cateter colocado na veia ovárica direita mostra a sua dilatação e das veias da parede do útero.
b) Após escleroterapia observa-se a veia ovárica direita de calibre muito reduzido e já não são visíveis as veias da parede do útero.

Partilhe este conteúdo

Comentários: 11

  1. elizabetep diz:

    Exma. Sra.

    Terá que ser avaliada em consulta, mas em principio poderá ser tratada.
    A embolização só é feita aqui no Hospital St. Louis, não pode ser feita no Hospital Publico.

  2. ana vilma dos santos diz:

    fiz uma cirurgia de varizes e retirei a safena esquerda, mas tenho varizes na vagina o que devo fazer e porque na cirurgia não foi retirada essas varizes tbm?

  3. maria sampaio diz:

    ola tambem tenho varizes no utero tou preocupada com a situaçao

  4. A ALGUNS MESES DESCOBRIR QUE TENHO VARIZES NO ULTERO E NÃO SEI O QUE FAZER POIS OS MÉDICOS DIZEM QUE E NORMAL MAS SINTO MUITA CÓLICA ANTES, DURANTE E DEPOIS DO CICLO MENSTRUAL.
    O QUE DEVO FAZER?

  5. Michele diz:

    Olá tenho varizes no útero e sempre sinto dores após o ato sexual, é. Possível? o que devo fazer?

    Obrigada.

  6. CAMILA diz:

    Bom dia, fiz uma ultrassom vaginal e o resultado foi varizes no utero, o médico disse que não existia uma causa disso acontecer,é verdade? devo procurar outro ginecologista? de vez enquando sinto muitas dores a ponto de me encolher do tanto que doi, isso impede de engravidar? teria que fazer um tratamento antes para depois engravidar? esta é minha maior preocupação, sou recem casada.Por favor aguardo resposta.

  7. Tatiana lemo diz:

    oi estou com varizes no útero estou muito preocupada estou aguardando minha consulta na ginecologista para esclarecer minhas duvidas mas antes disso comesei a pesquisar,porque sinto muitas dores durante e depois das relações e sinto muita colica no periodo menstrual. o que devo fazer antes para me acalmar isso é grave ??? aguardo um retorno…obrigado !

  8. Maria Gorette Fonseca diz:

    Olá! Gostaria de saber se uma mulher de 35 anos, que nunca manteve relações sexuais pode ter varizes na vagina?
    Grata pela atenção.

  9. elizabetep diz:

    É perfeitamente normal, dado que as varizes vaginais não estão diretamente ligadas ao acto sexual.

  10. juliana diz:

    Estou com varizes na vulva e gostaria de saber se posso tb estar com varizes no utero e aonde fica este hospital St Louis e como faço para fazer o procedimento. Att

  11. elizabetep diz:

    O hospital St. Louis fica na Rua Luz Soriano,182 120-249 Lisboa.Deve Marcar uma consulta para avaliação do caso. O telefone de contato é : 213216557

Deixe o seu comentário: