Varizes da vagina e útero - Tratamento

O tratamento convencional das varizes da vagina e útero consiste laqueação da veia ovárica e dos seus ramos ou seja a sua oclusão, operação com sucesso clínico variável e que pode estar associada a complicações diversas.

Como alternativa terapêutica, realiza-se desde 2001 no Hospital Saint Louis a escleroterapia das veias ováricas, tendo já sido tratados 67 pacientes. É uma técnica relativamente simples. Sob anestesia local, na virilha direita, introduz-se um cateter numa veia dessa zona, que sob controlo dos Raios X do aparelho altamente sofisticado é colocado na veia ovárica.

Segue-se a injecção do esclerosante usado pelos cirurgiões vasculares nas varizes do membro inferior. No controlo efectuado 5 mn depois verifica-se redução do calibre das veias ováricas.

É realizado sob anestesia local dura 1 a 2 horas. Terminado o exame comprime-se o pequeno orifício de 1.5mm, através do qual se introduziu o cateter durante 5 min, seguido de penso compressivo.

Tratamento das varizes da vagina e do útero

b) Compressão durante 2 minutos no local de onde se retirou o cateter.
a) Após compressão não é visível qualquer cicatriz.

Cerca de 2 horas mais tarde o doente pode sair do hospital pelo seu pé. Cerca de 3 minutos após a escleroterapia desaparece a dilatação das veias ováricas e as varizes do útero e vagina deixam de ser visíveis.

Tratamento das varizes da vagina e do útero

a) Cateter colocado na veia ovárica esquerda mostra dilatação da veia e das veias da parede do útero.
b) Após escleroterapia verifica-se acentuada redução do calibre da veia ovárica e desaparecimento das veias do útero.

Tratamento das varizes da vagina e do útero

a) Cateter colocado na veia ovárica direita mostra a sua dilatação e das veias da parede do útero.
b) Após escleroterapia observa-se a veia ovárica direita de calibre muito reduzido e já não são visíveis as veias da parede do útero.

Partilhe este conteúdo

Comentários: 22

  1. elizabetep diz:

    Exma. Sra.

    Terá que ser avaliada em consulta, mas em principio poderá ser tratada.
    A embolização só é feita aqui no Hospital St. Louis, não pode ser feita no Hospital Publico.

  2. ana vilma dos santos diz:

    fiz uma cirurgia de varizes e retirei a safena esquerda, mas tenho varizes na vagina o que devo fazer e porque na cirurgia não foi retirada essas varizes tbm?

  3. maria sampaio diz:

    ola tambem tenho varizes no utero tou preocupada com a situaçao

  4. A ALGUNS MESES DESCOBRIR QUE TENHO VARIZES NO ULTERO E NÃO SEI O QUE FAZER POIS OS MÉDICOS DIZEM QUE E NORMAL MAS SINTO MUITA CÓLICA ANTES, DURANTE E DEPOIS DO CICLO MENSTRUAL.
    O QUE DEVO FAZER?

  5. Michele diz:

    Olá tenho varizes no útero e sempre sinto dores após o ato sexual, é. Possível? o que devo fazer?

    Obrigada.

  6. CAMILA diz:

    Bom dia, fiz uma ultrassom vaginal e o resultado foi varizes no utero, o médico disse que não existia uma causa disso acontecer,é verdade? devo procurar outro ginecologista? de vez enquando sinto muitas dores a ponto de me encolher do tanto que doi, isso impede de engravidar? teria que fazer um tratamento antes para depois engravidar? esta é minha maior preocupação, sou recem casada.Por favor aguardo resposta.

  7. Tatiana lemo diz:

    oi estou com varizes no útero estou muito preocupada estou aguardando minha consulta na ginecologista para esclarecer minhas duvidas mas antes disso comesei a pesquisar,porque sinto muitas dores durante e depois das relações e sinto muita colica no periodo menstrual. o que devo fazer antes para me acalmar isso é grave ??? aguardo um retorno…obrigado !

  8. Maria Gorette Fonseca diz:

    Olá! Gostaria de saber se uma mulher de 35 anos, que nunca manteve relações sexuais pode ter varizes na vagina?
    Grata pela atenção.

  9. elizabetep diz:

    É perfeitamente normal, dado que as varizes vaginais não estão diretamente ligadas ao acto sexual.

  10. juliana diz:

    Estou com varizes na vulva e gostaria de saber se posso tb estar com varizes no utero e aonde fica este hospital St Louis e como faço para fazer o procedimento. Att

  11. elizabetep diz:

    O hospital St. Louis fica na Rua Luz Soriano,182 120-249 Lisboa.Deve Marcar uma consulta para avaliação do caso. O telefone de contato é : 213216557

  12. india diz:

    tenho varizes pélvica gostaria de saber se a retirada do útero é a melhor opção?

  13. Pina diz:

    será respondido por email

  14. Ana Paula Campos diz:

    caro Dr. Martins Pisco, soube á pouco tempo através de ecografia vaginal de que tenho varizes uterinas, bastante acentuadas segundo o médico radiologista, daí suponho advêm as dores que sinto no baixo ventre, no entanto a minha médica não dá muita importancia ao assunto eu no entanto fico um pouco assustada e se alguma rebenta o que faço? quais os riscos? o que me aconselha a fazer? tenho 55 anos. obrigada

  15. Pina diz:

    A resposta sera dada por email

  16. priscilla diz:

    Ola muito boa tarde.. Tenho 26 anos e A muito tempo ou mesmo a mais de dois anos que sinto dores horriveis no utero… Entretanto a minha médica mandou me fazer ecografia e a médica diz que tenho varizes no utero por isso que tenho imensas dores… Gostaria de saber se vou ter que retirar o utero ? Seria a melhor solução certo? Pois as dores são mesmo horríveis. Agradecia uma resposta. Obrigada

  17. xaiana diz:

    Bom noite tengo varias varizes no ultero e micro policisto nos ovarios sinto muita dor e tengo muita hemorragia a ginicologista nao da importancia mas eu nao aguento mas sentí dor….me ayude oque dv fazer??

  18. Pina diz:

    ira ser respondido por mail

  19. Walkyria Bezerra Ayres diz:

    Boa tarde DR. Por favor, sinto muita dor nos lábios superiores da vagina. Gostaria de saber se existe tratamento, pois já venho sofrendo desde as minhas gestações.

    Muito grata!

  20. Pina diz:

    ira ser respondido por mail

  21. NOEMI diz:

    estou gravida começando oitavo mes, a minha vagina inchada com varizes dilatada ….ndo estou em pe sinto pressao e dor, na relação tambem. meu GO diz que apos o parto vai passar…mas a minha preocupação com o parto normal, pode romper.

  22. Pina diz:

    resposta via email

Deixe o seu comentário: